-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Cavaco Silva visita Noruega com mar na agenda
O mar está no centro da visita oficial que o Presidente da República está a realizar à Noruega entre segunda e quarta-feira, país que é um dos dois grandes “gigantes marítimos” europeus, a par de Portugal.
Acompanhado por uma comitiva 30 investigadores, duas dezenas de empresários de biotecnologia e cerca de 20 empresários de setores como a energia, construção e tecnologia.
Segundo uma fonte diplomática da Presidência da República, um dos objetivos da viagem será dar a conhecer Portugal aos noruegueses, que apresentam um grande “défice” de conhecimento sobre o país, a par do relançamento das relações económicas entre os dois países, com enfoque no cluster do mar e da energia.
“Vamos em busca de uma aliança estratégica nestes domínios”, referiu a fonte.
Num país onde a economia do mar contribui com mais de 20% para o PIB (excluindo o petróleo e o gás natural), o primeiro ponto do programa oficial será um seminário sobre “cooperação na ciência e tecnologia dos oceanos entre Portugal e a Noruega”, onde além de Cavaco Silva estão presentes a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Entre o final da manhã e o início da tarde, o Presidente da República cumprirá depois uma parte mais institucional do programa, encontrando-se com os reis da Noruega, que lhe oferecem um almoço, e com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, com quem participará numa conferência de imprensa conjunta.
Antes do jantar oferecido pela primeira-ministra norueguesa, Cavaco Silva irá ainda inaugurar a exposição “Álvaro Siza Vieira: Visões do Alhambra”.
Na terça-feira, antes de partir para a cidade de Bergen, o Presidente da República terá um pequeno-almoço de trabalho com um grupo de empresários e investidores do setor energético, entre os quais responsáveis das principais empresas portuguesas do setor da energia, como a Galp, REN, EDP Inovação, EFACEC, e, da parte norueguesa, representantes da indústria naval, fundos financeiros, do setor da energia e gás, entre outros.
No final do pequeno-almoço, Cavaco Silva terá ainda um breve encontro com a delegação ‘multissetorial’ de empresários portugueses que acompanha a sua visita, entre os quais representantes de setores como a cortiça, calçado, vinho, azeite, calçado, produtos alimentares, cerâmica e produtos para a indústria petrolífera e construção.
Já em Bergen, o Presidente da República irá presidir à abertura do encontro de cientistas do Institute of Marine Research e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, visitando de seguida o navio da Guarda Costeira norueguesa “KV Tor”.
Depois de uma passagem pelo mercado do peixe e zona do porto, classificada como património mundial da UNESCO, Cavaco Silva encontra-se com a comunidade portuguesa residente na Noruega.
Segundo dados fornecidos pela Presidência da República, residiam no final de dezembro na Noruega pouco mais de 3.770 portugueses, a maioria jovens quadros com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos. Os portugueses emigrantes na Noruega estão principalmente concentrados nas zonas de Oslo e Bergen.
O último dia da viagem será totalmente dedicado ao mar, com partida logo pela manhã num navio.
Depois de visitar a plataforma Leroy Fish Farm, onde assistirá a uma apresentação sobre o sistema de alimentação dos peixes, o chefe de Estado partirá para a Estação de Pesquisa do Institute of Marine Research, em Sauneset.
Já depois do almoço, que terá lugar em Bekkjarvik Gjestgiveri, a comitiva partirá para a reta final da visita, chegando ao cais de Hjellestad ao início da tarde.
Além da ministra da Agricultura e do Mar e do ministro da Educação, acompanham o Presidente da República à Noruega os ministros da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, e do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, além do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.
Fonte: Diário Digital / Lusa