Social
Dia Nacional do Mar // SPEA lançou «Atlas das Aves Marinhas de Portugal»

Dia Nacional do Mar // SPEA lançou «Atlas das Aves Marinhas de Portugal»

No Dia Nacional do Mar (16-11-2015), a SPEA lançou o “Atlas das Aves Marinhas de Portugal”. A obra, editada em livro mas também disponível através de uma plataforma digital, resulta de uma parceria com o ISPA e o MUHNAC, e foi apresentada no Oceanário de Lisboa.

“O Atlas das Aves Marinhas de Portugal representa a mais completa e detalhada caracterização até hoje realizada da distribuição e da abundância de aves marinhas e costeiras que utilizam as águas portuguesas”, revela a SPEA em comunicado.

São 65 as espécies visadas sendo, em cada caso, indicado o tipo e frequência de ocorrência em Portugal continental, nos Açores e Madeira e apresentado um mapa em que é possível apreciar as variações sazonais na probabilidade de ocorrência, bem como na densidade e presença de acordo com os dados recolhidos por mais de 150 observadores a partir de embarcações e durante censos costeiros.

Para cada espécie é ainda disponibilizada informação sobre a distribuição, movimentos e fenologia, abundância e tendências populacionais, ecologia e habitat e, por fim, ameaças e conservação com base em fontes bibliográficas devidamente referenciadas.

Joana Andrade, coordenadora do Departamento de Conservação Marinha da SPEA considera que a obra agora apresentada é “um marco na história da ornitologia em Portugal”. Por seu lado, Iván Ramirez, coordenador da Birdlife que colaborou na edição do Atlas, acredita que este “está destinado a ser um exemplo a seguir no mundo da ornitologia marinha, não só pela quantidade e qualidade dos dados, mas também porque é o primeiro que combina uma publicação “tradicional” e uma plataforma interativa que permitirá conhecer e divulgar mundialmente a distribuição de todas as espécies, algumas das quais extremamente raras de ver no mar”.

A publicação do Atlas foi cofinanciada pelo Espaço Atlântico e patrocinada pelo INAQUA, FCT e Swarovski Optik.

Atlas das Aves Marinhas de Portugal online 

Fonte: Naturlink

Deixe um Comentário