Social
Duarte Freitas desafia governo a acabar com a “indefinição” no porto de São Roque do Pico

Duarte Freitas desafia governo a acabar com a “indefinição” no porto de São Roque do Pico

O presidente do PSD/Açores desafiou  o governo regional a acabar com a “indefinição” em torno da obra de reordenamento do porto e do terminal de passageiros de São Roque do Pico, lembrando que o processo continua na “estaca zero” após seis anos de promessas.

“O governo regional virá na próxima semana ao Pico e é altura, de uma vez por todas, de acabar com esta indefinição. Não vale a pena enganar as pessoas com discursos de deslocalização [do terminal de passageiros]. Isso não faz qualquer sentido”, afirmou Duarte Freitas, após uma visita ao porto de São Roque do Pico.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que não faz sentido colocar a hipótese de se construir o futuro terminal de passageiros noutra zona que não o chamado “cais velho”.

“Aqui mesmo, no cais velho, ao longo de muitos anos, [as embarcações] ‘Santo Amaro’, ‘Terra Alta’ e ‘Espírito Santo’ faziam as ligações às Velas e ao resto dos Açores. É aqui que se tem de fazer o terminal de passageiros para os ‘ferrys’ que circulam para São Jorge”, disse.

Duarte Freitas referiu que as “dinâmicas económicas” da ilha do Pico poderão também exigir “fazer crescer o porto comercial” de São Roque do Pico, “mas que não se enganem mais pessoas” em relação ao terminal de passageiros.

“Já houve seis anos para estudar. É aqui que tem de ser feito [o terminal de passageiros]. É este local que se chama Cais do Pico. É para aqui que o PSD exige que brevemente o governo, de uma vez por todas, faça o investimento que prometeu”, defendeu.

O presidente do PSD/Açores lembrou que as promessas do governo regional acerca da obra de reordenamento do porto e do terminal de passageiros de São Roque do Pico duram desde 2012, “quando o então secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, apresentou o projeto”.

Para o líder social-democrata, a obra no porto de São Roque é muito importante, não só para o concelho e para a ilha do Pico, mas para “afirmar o potencial” de todas as ilhas do Triângulo.

Fonte: PSD Açores

Deixe um Comentário