-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes
A Subsecretaria Regional da Presidência organiza esta semana uma Conferência da Macaronésia dedicada ao tema dos Transportes. “O impacto dos Transportes no desenvolvimento sustentável da Macaronésia” é o mote da reunião, que decorrerá a 8 e 9 de abril, quinta-feira e sexta-feira, em formato ‘online’, no âmbito do Projeto Integra.
Para o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, “a projeção arquipelágica e atlântica dos Açores é evidenciada” pela centralidade do Arquipélago no Atlântico “e, enquanto região Macaronésia, os transportes são um tema” que une as regiões e países “e merece ser debatido ao mais alto nível na procura de soluções comuns, ao nível dos transportes marítimos, aéreos ou terrestres”.
O Projeto Integra (Programa de Integração de Mercados e Desenvolvimento Económico e Social Regional da Macaronésia), insere-se no Programa de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020, e tem por objetivo principal o fortalecimento da cooperação institucional entre as regiões da Macaronésia, através do desenvolvimento de uma estratégia conjunta em áreas de desenvolvimento económico, social e cultural.
“A promoção deste encontro promove a Região Autónoma dos Açores junto dos atuais parceiros institucionais, impulsionando a sua aliança de cooperação em várias áreas de desenvolvimento dentro do espaço macaronésio”, destacou o Subsecretário Regional da Presidência.
Este projeto, que vigorará até 2022, resulta de um compromisso ao mais alto nível político entre os Governos de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores, sendo a Subsecretaria Regional da Presidência a parceira institucional do projeto.