-
Pequeno almoço para armadores, mestres e pescadores no Porto da Horta - 2 days atrás
-
Cooperativa de Pesca Açoriana abre peixaria em Lisboa com peixe fresco a preços acessíveis - 14 Fevereiro, 2019
-
Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras nos Açores - 14 Fevereiro, 2019
-
Berta Cabral: Instalação de radares meteorológicos é “urgente” nos Açores - 29 Janeiro, 2019
-
Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção - 29 Janeiro, 2019
-
São Jorge: Inaugurado novo Porto Comercial de Velas orçado em 23 milhões de euros - 28 Janeiro, 2019
-
Gui Menezes faz balanço “muito positivo” do setor das pescas em São Jorge - 28 Janeiro, 2019
-
Audição Pública da Federação das Pescas dos Açores no Parlamento Europeu - 28 Janeiro, 2019
-
Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico - 21 Janeiro, 2019
-
Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - 18 Janeiro, 2019
Espécies de peixe em perigo vão ser reintroduzidas em Sintra e Monchique
Os escalos do Sul só existem na Península Ibérica e as bogas do Sudoeste são uma espécie que só há em Portugal.
São 60 escalos do Sul e 500 bogas do Sudoeste vão ser libertados nos seus habitats naturais em Sintra e em Monchique, respectivamente, nesta e na próxima quinta-feira. Estes peixes de água doce estão em perigo de extinção e o Aquário Vasco da Gama vai reintroduzi-los, numa altura em que estão reunidas “as condições favoráveis, porque há agua e as espécies estão na altura da desova”, afirma Fátima Gil, chefe do Serviço de Aquareologia do Aquário do Vasco da Gama.
Os escalos e as bogas são criados em cativeiro para, segundo a chefe do serviço de Aquareologia, “manter o stock das espécies” e “voltar a repovoar” quandoestas estiverem extintas, como é o caso actual. Estas espécies são descendentes de exemplares capturados nos rios onde vão ser lançados de forma a “não introduzir alterações genéticas”.
Esta quinta-feira, às 13h30, serão libertados na ribeira de Colares, em Sintra, os 60 escalos do Sul (Squalius pyrenaicus) no dia 27 de abril, pelas 15h30m, vão ser lançadas na ribeira de Odelouca, em Monchique, 500 bogas do Sudoeste (Iberochondrostoma almacai).
Esta acção decorre no âmbito do projecto “Conservação ex situ de organismos fluviais” na qual este órgão da Marinha participa em parceria com o MARE-ISPA, a Quercus e a Faculdade de Medicina Veterinária com o objectivo de reproduzir e manter espécies ameaçadas de água doce da fauna e flora portuguesas para posterior libertação.
Fonte: Público