-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 1 dia atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 1 dia atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 1 dia atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021
Europa: recomendado novo fundo para as Pescas destinado a apoiar as RUP
A Comissão de Pescas do Parlamento Europeu aprovou um relatório que recomenda a criação de um novo fundo europeu das Pescas especificamente direcionado para as Regiões Ultraperiféricas (RUPs).
Segundo a eurodeputada madeirense Cláudia Aguiar, o fundo agora proposto é semelhante ao POSEI-Agricultura.
Cláudia Aguiar, que participou na discussão deste dossier em representação do Partido Popular Europeu, considera que “conhecendo a realidade da pesca na Madeira, em particular as dificuldades dos pescadores ultraperiféricos, impunha-se a defesa da criação de um fundo específico para as Pescas nas RUP”.
“Este instrumento é fundamental para alavancar o desenvolvimento do sector piscatório nas Regiões Ultraperiféricas e deverá contribuir decisivamente para melhorar as condições económicas e sociais daqueles que dependem do sector”, sublinha a eurodeputada madeirense.
O relatório, que esteve envolto em polémica no Parlamento Europeu desde o início do processo, sofreu alterações significativas antes da sua aprovação em Comissão, e envolveu negociações entre os eurodeputados das Regiões Ultraperiféricas.
Cláudia Aguiar destacou algumas das matérias relacionadas com a atividade piscatória e que exigem a atenção do Parlamento Europeu, nomeadamente as quotas de pesca, as ações de formação destinadas a sensibilizar e atrair os mais jovens e a aposta na aquacultura enquanto actividade geradora de riqueza e de emprego.
O relatório intitulado “A gestão das frotas de pescas nas Regiões Ultraperiféricas” foi aprovado com 18 votos a favor, 2 votos contra e 6 abstenções, seguindo-se agora a discussão e votação no Plenário do Parlamento Europeu, em Abril.
Fonte: Jornal Económico