-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Existe uma perceção errada sobre o AIR Center, afirma Gui Menezes
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que existe “uma perceção muito errada” sobre o Centro Internacional de Investigação do Atlântico, o AIR Center, referindo que não vai ser construído nos Açores “um edifício com centenas de investigadores”.
Gui Menezes, questionado por jornalistas durante uma conferência de imprensa, frisou que o AIR Center “é uma iniciativa complexa e muito ambiciosa, a longo prazo, que envolve vários países”.
O Secretário Regional salientou que esta iniciativa pretende constituir-se como “uma rede de infraestruturas”, estando, neste sentido, a serem identificadas em cada país “as infraestruturas tecnológicas e científicas que aportem ao AIR Center as suas ‘expertises’ e que possam ser disponibilizadas à comunidade científica” que integra este projeto.
Gui Menezes lembrou que as áreas de conhecimento deste centro de investigação serão os oceanos, as alterações climáticas, a atmosfera, a análise de dados, a energia e o espaço, acrescentando que “são questões ligadas aos desafios que o Atlântico atravessa”.
O titular da pasta da Ciência referiu que a sede do AIR Center será nos Açores, estando prevista a contratação de recursos humanos que “irão apoiar a comissão executiva deste projeto, que irá definir a governação e o funcionamento, as fontes de financiamento e os projetos âncora”.
Gui Menezes frisou que o AIR Center irá “gerar emprego científico na Região, designadamente nos centros de investigação que tiverem projetos no âmbito desta iniciativa”.
“Nos Açores existem vários núcleos de investigação que trabalham em áreas que podem ser incluídas no âmbito da filosofia do AIR Center”, afirmou, apontando “a investigação marinha, a investigação sobre alterações climáticas e a área do espaço, que está em grande crescimento”.
“É neste sentido que o AIR Center irá financiar a contratação de investigadores na Região para trabalharem em rede com outros países”, salientou, acrescentando que esta é “a grande mais valia para os Açores”.
Segundo Gui Menezes, através deste projeto será possível “fortalecer as infraestruturas com investigadores qualificados, maioritariamente pós-doutorados, que venham trabalhar nas áreas de estudo do AIR Center, e que venham reforçar as equipas dos centros de investigação” dos Açores.
Fonte: GaCS