-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 4 minutos atrás
-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 9 Abril, 2021
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 9 Abril, 2021
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 9 Abril, 2021
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
Exposição Mestre João Silveira Tavares – o bote baleeiro açoriano: uma viagem e um olhar
Será inaugurada pelo Museu do Pico, a 19 de Agosto, a exposição Mestre João Silveira Tavares – o bote baleeiro açoriano: uma viagem e um olhar.
Esta exposição inscreve-se no processo vital de reabilitação e divulgação do património baleeiro regional. Na ilha do Pico, de forma muito expressiva e, porventura, única, este património adquire, para além da sua natureza material, uma dimensão profundamente intangível. Aqui, se condensam os velhos saberes tradicionais associados à cultura material e imaterial da baleação: as técnicas de construção naval, o fabrico de panos (velame) e a produção de palamentas.
A recuperação de uma parte significativa do património baleeiro dos Açores – botes e lanchas de reboque – deve ser considerada como um dos mais emblemáticos projetos de reabilitação patrimonial, verdadeiramente ao serviço da comunidade, realizado nos últimos anos em Portugal. O papel desempenhado por Mestre João Silveira Tavares neste processo merece ser reconhecido e destacado.
Mestre João Tavares é, pela dimensão, abrangência geográfica e qualidade da sua obra, um dos grandes construtores de botes baleeiros dos Açores, e o mais conhecido, estudado, divulgado e mediático (à escala internacional) construtor de botes baleeiros no Arquipélago. O seu nome aparece, frequentemente, associado a livros, filmes, documentários, artigos de jornais e revistas, publicações especializadas e museus, facto que o legitima como uma referência histórica incontornável desta arte e desta tradição na Região.
A sessão pública de inauguração terá lugar no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, pelas 21h30, e até 28 de setembro a exposição estará patente ao público no seguinte horário: 2ª a 6ª feira: 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30; Sábados e Domingos: 14h00 – 17h30.
Fonte: cm-lajesdopico.pt