-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Faial recebe três navios de cruzeiro esta semana
Ainda vamos em fevereiro e a Horta já recebeu dois cruzeiros. Só esta semana, a nossa cidade vai receber a escala de três cruzeiros, nos dias 10, 11 e 15, prevendo-se cerca de 3000 turistas de visita à ilha.
O primeiro a visitar o Faial foi o navio Marco Polo, que está a celebrar o seu 50.º aniversário de atividade e que esteve acostado no novo Terminal de passadeiros. Esta escala, tal como a do ano passado, integra-se num cruzeiro de 42 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores que tem como destino Londres.
Este clássico paquete, que desancorou de Bridgetown, ilha de Barbados, nas Caraíbas, também vai fazer uma visita à ilha de São Miguel no dia de amanhã.
Marco Polo foi inaugurado em 1965 e mantém os seus originais 176 metros de comprimento, 23,6 metros de boca e 8,2 metros de calado. Possui 22,080 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 820 passageiros com 356 tripulantes. Disponibiliza 8 decks para passageiros com um total de 425 cabines, 292 das quais com vista exterior.
Amanhã quem se dirigir à cidade da Horta pode vislumbrar mais uma vez o navio Oceana, que já aportou no Faial no dia 22 do passado mês.
O Oceana também está de parabéns, completando este mês 15 anos de serviço. À semelhança da outra escala, inclui a Horta numa viagem de cruzeiro de 24 noites, designada Caribbean & Azores, que se iniciou em Southampton e irá passar pelas Caraíbas.
Com cerca de 1930 passageiros a bordo, maioria britânicos, a embarcação é aguardada no fundeadouro comercial do Porto da Horta pelas 7h00 e aí permanecerá até às 17h00, hora que retoma a viagem com destino a St. Johns, na ilha de Antigua. Este navio, aquando do regresso a terras britânias, vai realizar escala em Ponta Delgada, no dia 27 do corrente mês.
Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, Itália, o Oceana foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca, mas dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O Cruises e batizado com a atual designação. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações.
No domingo de Carnaval, a Baía da Horta vai receber mais um cruzeiro, desta vez o Hamburg, num itinerário atlântico, que liga as Caraíbas aos Açores.
Este mesmo cruzeiro, operado pela Plantours & Partner vai realizar um cruzeiro temático ao nosso arquipélago, viagem essa que se iniciará em Ponta Delgada, no dia 17 deste mês, estando programadas escalas em 6 ilhas açorianas.
O Hamburg tem capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes e possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, 144 metros de comprimento, 22 metros de boca e 6 metros de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.
Este navio construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, na Alemanha, foi inaugurado em 1997 com a designação de C. Columbus. Desde dessa altura que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou o navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours & Partner Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2013 ter efetuado aqui 3 escalas.
Com todos estes cruzeiros a realizar escalas no nosso arquipélago é de constatar a crescente relevância que os Açores tem vindo a consolidar junto dos principais armadores/operadores da atualidade.
Fotografia: Miguel Nóia
Fonte: Tribuna das Ilhas