-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021

Festival Internacional do Ouriço-do-Mar de regresso à Ericeira
Entre 23 de Março e 8 de Abril, os fãs deste invertebrado marítimo vão andar cheios de pica enquanto experimentam sugestões diárias de 22 restaurantes que aderiram ao festival. Mas há mais.
Reza a lenda que o nome Ericeira é uma evolução da palavra Ouriceira, ou seja, “terra de ouriços”, embora existam teorias que apontem para uma ligação com os ouriços-cacheiros. Mas a iguaria local, que também dá pelo nome de Paracentrotus lividus, é a estrela deste festival de sabor a mar.
Jornadas técnicas, degustações, mostra gastronómica, showcooking e restaurantes. O programa da 4ª edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar da Ericeira tem muitas arestas e vai ocupar o Mercado Municipal da Ericeira durante mais de duas semanas.
Se já sabe a que sabe o ouriço do mar, o que sabe sobre ele? O programa arranca a 23 de Março de manhã com as chamadas Jornadas Técnicas, onde investigadores nacionais e internacionais apresentam projectos de investigação científica e de preservação do ouriço-do-mar. No mesmo dia há showcooking e a 24 e 25 de Março, da parte da tarde, terá lugar uma mostra gastronómica com cozinheiros conceituados, como Vasco Lello (Memmo Príncipe Real Hotel), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão, Santarém), Bertílio Gomes (Chapitô à Mesa), José Pinheiro (Eira do Mel, Vila do Bispo) ou o chef italiano Marco Martini, que já leva uma estrela Michelin no currículo à boleia do seu Marco Martini Restaurant, em Roma.
Já o projeto Go Foodies, uma iniciativa que cruza a investigação científica com a gastronomia de todo o mundo, vai participar com a iniciativa “Vamos à Maré”, que convida os participantes a visitar a maré vazia na Praia da Ribeira d’Ilhas, para observação, identificação e apanha de ouriços-do-mar e algas, na companhia do cientista Ricardo Melo.
É que além de divulgar o ouriço-do-mar, a missão do festival passa também por alertar para a preservação de recursos, biotecnologia e biodiversidade. O programa completo está aqui.
Mercado Municipal da Ericeira, Rua do Mercado, 22
Fonte: Time Out