Social
Governo ativa fundos para compensar pescadores pelo mau tempo

Governo ativa fundos para compensar pescadores pelo mau tempo

O Governo dos Açores anunciou, na passada quinta feira, que decidiu ativar o FundoPesca para apoiar os pescadores que têm visto a sua atividade limitada por causa do mau tempo dos últimos meses.

“A Secretaria Regional dos Recursos Naturais decidiu ativar o FundoPesca na sequência das condições climatéricas adversas ocorridas nos últimos meses, que têm impedido os pescadores de exercer em pleno a sua atividade”, divulgou o Governo Regional num comunicado.

De acordo com o mesmo texto, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, que tutela as pescas, vai por isso “proceder à convocação do Conselho Administrativo do FundoPesca para avaliar a situação e decidir de acordo com o regulamento deste fundo de compensação salarial” os apoios a ativar.

A Federação de Pescas dos Açores (FPA) tinha anunciado hoje que ia pedir ao Governo Regional um reforço do FundoPesca, sublinhando que por causa do mau tempo, há pescadores “a passar dificuldades enormes”, segundo disse à agência Lusa José António Fernandes, presidente da FPA.

O dirigente da federação afirmou que “há famílias inteiras a passar fome” porque os pescadores não têm podido sair para o mar.

“Já tenho alguma idade e julgo que este é um dos piores invernos de que tenho memória”, frisou José António Fernandes.

Desde que foi acionado há cerca de um mês que os pescadores beneficiários do FundoPesca estão a receber um valor mensal que tem como referência cerca de 50 por cento do salário mínimo regional açoriano, ou seja, cerca de 250 euros.

Mau tempo, preservação de recursos, interdição de pesca por motivos de saúde pública ou defesa do ambiente e impossibilidade do exercício da faina ditada por condicionantes decorrentes do caráter migratório das espécies são algumas das condições previstas para acionar o FundoPesca, criado em 2002.

Fonte: AçorianoOriental

8 Comentários neste artigo

  1. blank
    Anónimo

    Esto e uma vergonha so sabem dizer nos telejornais ke estao a pagar o fundo de pescas e eu nao recebi ainda nada uns recebem e os outros nao so sabem enrolar uma pessoa gostava era de ver voces a arriscarem a suas vidas com esses tempos metia voves senhores e senhoras dentro de uma canova e metia os todos era no fundo do mar so teem garganta

    Responder
  2. blank
    Terceirense

    Este titulo deveria ser mais “Governo activa fundo pescas em prestacoes para fechar os olhos aos pescadores.” para o aqno vao activar o fundo pescas 10 vezes no inverno, mas em prestacoes de 50 euros, assim podem fazer mais reunioes e recebem mais algum no final do mes tipo, subsidios de deslocaçao , alimentaçao a dobrar, alojamento de hotel, taxis,e algumas horas extraordinarias, e assim anda este pais, aja vergonha.

    Responder
  3. blank
    Anónimo

    Porque sera que os pescadores que tem direito ao FUNDO PESCA as ASSUCIAÇOES DOS PESCADORES dos seus PORTOS nao os ajudam a tratar de tal situacao ninguem se mexe.So se ve a pedir que paguem as cotas e pouco mais.O governo ja acionou duas vezes o sobcidio , ja falao da treceira ipotese e eu que tambem desconto para tal fim arrecebi a primeira vez 190 euros comO quem diz (pega e calate)mas eu acho que tenho o mesmo direito que os outros, gostava que me explicacem como e que uns tem direito e outros nao, ou entao deixa-se de descontar e ai deixa-se de contar com tais migalhas e vende-se o peixe a CANDOA sempre se ganha mais algum sem empostos parece-me que e a melhor soluçao e fica resolvido as pequenas esmolas que nos dizem que dão e que nunca chegam a nos.

    Responder
  4. blank
    Pescador

    Julgo que esta noticia carece de um esclarecimento no meu entender.
    Ou o jornal ou Jornalista/o dizem que se equivocaram ou o senhor presidente da federação das pescas dos açores tem que vir esclarecer esta situação dizer de quem é a culpa ou será mais uma daquelas que é para morrer solteira. Se é verdade o que o senhor presidente diz é obriga-lo perante a justiça ou perante a Secretaria dos Recursos Naturais assumir as asneiras que diz e que faz e a repor o restante do valor referente aos meses em falta, ponto final.

    Responder
  5. blank
    DESCONTENTE

    Governo ativa, e alguem arrecada, mas nao os PESCADORES

    Responder
  6. blank
    Anónimo

    Isto e uma vergonha alguem esta a comer a custa dos pscadores.Esta-se aver para quem le estes comentarios.Coitados e de quem passa as faltas..

    Responder
  7. blank
    jovem pescador

    “Os pescadores beneficiários do FundoPesca estão a receber um valor mensal que tem como referência cerca de 50 por cento do salário mínimo regional açoriano, ou seja, cerca de 250 euros.” Deve ser deve! eu tenho recebido todos os meses o valor arredondado de ZERO EUROS POR MES!

    Responder
  8. blank
    Pescador Preocupado

    Sera que eu li bem????

    Desde que foi acionado há cerca de um mês que os pescadores beneficiários do FundoPesca estão a receber um valor mensal que tem como referência cerca de 50 por cento do salário mínimo regional açoriano, ou seja, cerca de 250 euros.

    estão a receber um valor mensal lool so podem estar a gozar.

    Responder

Deixe um Comentário