-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Governo avalia apoios a pescadores afetados pelo mau tempo
A agitação marítima dos últimos dias danificou os portos de pesca da ilha Terceira e tem impossibilitado os pescadores açorianos de saírem para o mar, estando o Governo Regional a avaliar a possibilidade de acionar apoios.
Os portos de pesca de Vila Nova e Biscoitos foram os mais afetados nos Açores pela forte ondulação, confirmou hoje o diretor regional das Pescas, Luís Costa, que esteve na Terceira para se inteirar dos estragos.
“Nas restantes infraestruturas de pesca do arquipélago não se verificaram danos significativos”, revelou ainda, citado numa nota de imprensa do Governo Regional.
Para o Governo dos Açores, “é prioritário restabelecer a total operacionalidade” do porto de Vila Nova, onde a agitação marítima “danificou seriamente as instalações elétricas, impossibilitando a utilização dos equipamentos de alagem, como a grua e os guinchos”.
Quanto ao porto dos Biscoitos, “também se vão realizar reparações, nomeadamente ao nível das casas de aprestos, e já se estão a dar início às ações de limpeza”.
Luís Costa assegurou, ainda, que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais “está a monitorizar as descargas efetuadas nos portos da Região e que, quando estiverem reunidas as condições previstas no Decreto Legislativo Regional que regula o Fundopesca, irá ser convocado o Conselho Administrativo para decidir da sua ativação”.
O Fundopesca é um mecanismo de apoio aos pescadores para os compensar quando ficam impedidos de sair para o mar.
Além dos portos de pesca da Terceira, são também conhecidos danos nos Açores em zonas balneares na mesma ilha e em S. Miguel e no Pico provocados pela forte ondulação dos últimos dias. O mar danificou também adegas e casas de veraneio na ilha do Pico.
Fonte: Açoriano Oriental
4 Comentários neste artigo
zé pescador
O PIOR É QUE HÁ QUEM VIVA DO NOSSO SUOR DO NOSSO SANGUE E DAS NOSSAS LAGRIMAS.
PescadorPreocupado
mas ao contrario os nossos governantes dizem que esta tudo controlado… e so rir ou antes dizendo e para chorar
zé pescador
HORA ELES NEM TÊM PAGO O SUBSSIDIO GASOL.TÁ TUDO TESO SR PESCADORPREOCUPADO
PescadorPreocupado
Gira o disco e toca o mesmo.
“Secretaria Regional dos Recursos Naturais “está a monitorizar as descargas efetuadas nos portos da Região e que, quando estiverem reunidas as condições previstas no Decreto Legislativo Regional que regula o Fundopesca, irá ser convocado o Conselho Administrativo para decidir da sua ativação”.”