Social
Governo avalia apoios a pescadores afetados pelo mau tempo

Governo avalia apoios a pescadores afetados pelo mau tempo

A agitação marítima dos últimos dias danificou os portos de pesca da ilha Terceira e tem impossibilitado os pescadores açorianos de saírem para o mar, estando o Governo Regional a avaliar a possibilidade de acionar apoios.
Os portos de pesca de Vila Nova e Biscoitos foram os mais afetados nos Açores pela forte ondulação, confirmou hoje o diretor regional das Pescas, Luís Costa, que esteve na Terceira para se inteirar dos estragos.

“Nas restantes infraestruturas de pesca do arquipélago não se verificaram danos significativos”, revelou ainda, citado numa nota de imprensa do Governo Regional.

Para o Governo dos Açores, “é prioritário restabelecer a total operacionalidade” do porto de Vila Nova, onde a agitação marítima “danificou seriamente as instalações elétricas, impossibilitando a utilização dos equipamentos de alagem, como a grua e os guinchos”.

Quanto ao porto dos Biscoitos, “também se vão realizar reparações, nomeadamente ao nível das casas de aprestos, e já se estão a dar início às ações de limpeza”.

Luís Costa assegurou, ainda, que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais “está a monitorizar as descargas efetuadas nos portos da Região e que, quando estiverem reunidas as condições previstas no Decreto Legislativo Regional que regula o Fundopesca, irá ser convocado o Conselho Administrativo para decidir da sua ativação”.

O Fundopesca é um mecanismo de apoio aos pescadores para os compensar quando ficam impedidos de sair para o mar.

Além dos portos de pesca da Terceira, são também conhecidos danos nos Açores em zonas balneares na mesma ilha e em S. Miguel e no Pico provocados pela forte ondulação dos últimos dias. O mar danificou também adegas e casas de veraneio na ilha do Pico.

Fonte: Açoriano Oriental

4 Comentários neste artigo

  1. blank
    zé pescador

    O PIOR É QUE HÁ QUEM VIVA DO NOSSO SUOR DO NOSSO SANGUE E DAS NOSSAS LAGRIMAS.

    Responder
  2. blank
    PescadorPreocupado

    mas ao contrario os nossos governantes dizem que esta tudo controlado… e so rir ou antes dizendo e para chorar

    Responder
  3. blank
    zé pescador

    HORA ELES NEM TÊM PAGO O SUBSSIDIO GASOL.TÁ TUDO TESO SR PESCADORPREOCUPADO

    Responder
  4. blank
    PescadorPreocupado

    Gira o disco e toca o mesmo.

    “Secretaria Regional dos Recursos Naturais “está a monitorizar as descargas efetuadas nos portos da Região e que, quando estiverem reunidas as condições previstas no Decreto Legislativo Regional que regula o Fundopesca, irá ser convocado o Conselho Administrativo para decidir da sua ativação”.”

    Responder

Deixe um Comentário