Social
Governo compra Transmaçor

Governo compra Transmaçor

O Governo Regional está a negociar a compra da Transmaçor, empresa de transporte marítimo que assegura ligações regulares nas ilhas do triângulo.

 Segundo apurou a Antena 1/Açores, as negociações já estão a decorrer há algumas semanas e já existirá mesmo um pré-acordo entre ambas as partes. Falta apenas formalizar a aquisição e os montantes envolvidos no negócio.José Almeida, proprietário maioritário da Transmaçor, já tinha manifestado, por mais de uma vez, a intenção de vender a empresa.

O Governo Regional tem vindo, no entanto, sempre a adiar uma intervenção na Transmaçor, apesar de deter 20% do capital social da empresa. Mas agora, o negócio está, finalmente, prestes a concretizar-se, sobretudo depois da administração da Transmaçor ter reconhecido que não tinha condições para assegurar o serviço público no transporte de passageiros. A Antena 1/Açores sabe que já estão a decorrer negociações entre ambas as partes e que um eventual acordo poderá ser formalizado em breve. As negociações envolveram, no entanto, algmas cedências por parte de José Almeida, que se viu forçado a retirar do ativo da empresa, dois barcos ruínosos.Um, é o “Bahia de Málaga”, o navio adquirido em Espanha, em 2006, que afinal não tinha os certificados necessários para operar em Portugal.

A Transmaçor já gastou mais de 3,5 milhões de euros no negócio, que ainda está pendente nos tribunais. O outro, é o Expresso das Ilhas, um dos barcos rápidos da empresa, que já perdeu todos os certificados de navegabilidade, que também já não pode operar. Desconhece-se, no entanto, os valores envolvidos no negócio. O Governo está também a ponderar se compra diretamente a Transmaçor, ou se a aquisição é feita através da Atlânticoline. Uma decisão que vai depender das garantias e das exigências feitas pela banca. Entretanto, os trabahadores da empresa, já terão a garantia do Governo, de que o negócio não envolve despedimentos.

Fonte: RTP Açores

Deixe um Comentário