Social
Governo dos Açores apoia recuperação da guarita do Forte de São Sebastião, no Faial

Governo dos Açores apoia recuperação da guarita do Forte de São Sebastião, no Faial

Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai avançar com um projeto para a recuperação da guarita do Forte de S. Sebastião, em Porto Pim, na ilha do Faial.

O Secretário Regional da Educação e Cultura, que visitou hoje o local, acompanhado pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e pelo Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, considerou que a recuperação da guarita vai “contribuir para a valorização” daquela “edificação histórica e emblemática” da baía de Porto Pim.

Avelino Meneses salientou ainda o “potencial turístico” do Forte de S. Sebastião, recordando que se trata de património classificado.

O projeto de recuperação da guarita deste forte será elaborado pela Direção Regional da Cultura.

Por seu lado, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou que o Governo dos Açores, através da Direção Regional para os Assuntos do Mar, “concluiu recentemente a obra de proteção costeira” daquela edificação, numa intervenção orçada em cerca de 100 mil euros.

“O projeto de intervenção foi desenhado para ter o mínimo de impacto na paisagem, mas garantindo a preservação estrutural da base da muralha” do Forte, afirmou Fausto Brito e Abreu.

O Forte de S. Sebastião, construído no século XVII em tufo vulcânico extraído do Monte da Guia, foi das poucas edificações militares a ser reconstruída, por volta de 1817, tendo servido como prisão, aproximadamente, até ao fim da II Guerra Mundial.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário