-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Governo dos Açores apoia recuperação da guarita do Forte de São Sebastião, no Faial
Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai avançar com um projeto para a recuperação da guarita do Forte de S. Sebastião, em Porto Pim, na ilha do Faial.
O Secretário Regional da Educação e Cultura, que visitou hoje o local, acompanhado pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e pelo Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, considerou que a recuperação da guarita vai “contribuir para a valorização” daquela “edificação histórica e emblemática” da baía de Porto Pim.
Avelino Meneses salientou ainda o “potencial turístico” do Forte de S. Sebastião, recordando que se trata de património classificado.
O projeto de recuperação da guarita deste forte será elaborado pela Direção Regional da Cultura.
Por seu lado, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou que o Governo dos Açores, através da Direção Regional para os Assuntos do Mar, “concluiu recentemente a obra de proteção costeira” daquela edificação, numa intervenção orçada em cerca de 100 mil euros.
“O projeto de intervenção foi desenhado para ter o mínimo de impacto na paisagem, mas garantindo a preservação estrutural da base da muralha” do Forte, afirmou Fausto Brito e Abreu.
O Forte de S. Sebastião, construído no século XVII em tufo vulcânico extraído do Monte da Guia, foi das poucas edificações militares a ser reconstruída, por volta de 1817, tendo servido como prisão, aproximadamente, até ao fim da II Guerra Mundial.
Fonte: GaCS