-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
“PS orgulha-se do contributo que tem feito para a melhoria do rendimento dos pescadores”, realçou José Ávila
O Grupo Parlamentar do PS lembrou esta terça-feira que os Governos dos Açores do PS têm tomado diversas medidas ao longo dos anos para salvaguardar a sustentabilidade das pescas e aumentar o rendimento dos pescadores.
Falando no plenário regional que decorre esta semana na cidade da Horta, o deputado José Ávila, recordou que o PS “não se limitou a atirar dinheiro para cima dos problemas”, mas “tomou a decisão estratégica de investir em portos novos, de renovar a frota, de criar condições de trabalho aos pescadores, de valorizar o pescado introduzindo o gelo a bordo e fazendo crescer o preço médio do pescado dos Açores em 162%, desde 1995”.
“Apoiámos os nossos pescadores na exportação do pescado, limitámos artes de pesca predadoras, salvaguardámos as três e as seis milhas, criámos estruturas de frio, foram definidos tamanhos mínimos de captura. Estas sãomedidas tomadas pelos Governos do PS ao longo dos anos, sempre a favor dos pescadores”, destacou José Ávila.
O deputado socialista destacou a “atenção dada pela tutela à Universidade dos Açores, através do Departamento de Oceanografia e Pescas, aos demais parceiros sociais representativos do setor, no processo de tomada de decisão” e lamentou que “não seja possível encontrar em lado nenhum uma única proposta que seja do PSD sobre o setor das pescas, inclusivamente no documento orientador daquele partido para as próximas eleições regionais”.
José Ávila sublinhou que a paragem da pesca do goraz foi “perfeitamente consensualizada com os parceiros do setor, tendo decorrido na época em que o preço daquela espécie é mais reduzido”. Ainda acerca desta espécie, José Ávila reiterou a posição do PS de que “o corte imposto pela Europa na quota do Goraz foi muito acentuado, com efeitos drásticos em muitas comunidades piscatórias nos Açores”, lamentando que o “PSD nada tenha dito sobre o assunto, no dia em que a comissão de pescas do Parlamento Europeu visitou os Açores”, limitando-se ao “habitual mal dizer que caracteriza aquele partido”.
“O PS nunca tentou esconder que estamos a atravessar um período menos bom nas pescas, houve a redução das capturas e também a redução no rendimento. Mas o PS tudo faz e tudo fará para defender o rendimento dos nossos pescadores e a sustentabilidade do nosso mar”, finalizou José Ávila.