-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de July, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de May, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de May, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de April, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de April, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de April, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de August, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de August, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de June, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de June, 2023
“PS orgulha-se do contributo que tem feito para a melhoria do rendimento dos pescadores”, realçou José Ávila
O Grupo Parlamentar do PS lembrou esta terça-feira que os Governos dos Açores do PS têm tomado diversas medidas ao longo dos anos para salvaguardar a sustentabilidade das pescas e aumentar o rendimento dos pescadores.
Falando no plenário regional que decorre esta semana na cidade da Horta, o deputado José Ávila, recordou que o PS “não se limitou a atirar dinheiro para cima dos problemas”, mas “tomou a decisão estratégica de investir em portos novos, de renovar a frota, de criar condições de trabalho aos pescadores, de valorizar o pescado introduzindo o gelo a bordo e fazendo crescer o preço médio do pescado dos Açores em 162%, desde 1995”.
“Apoiámos os nossos pescadores na exportação do pescado, limitámos artes de pesca predadoras, salvaguardámos as três e as seis milhas, criámos estruturas de frio, foram definidos tamanhos mínimos de captura. Estas sãomedidas tomadas pelos Governos do PS ao longo dos anos, sempre a favor dos pescadores”, destacou José Ávila.
O deputado socialista destacou a “atenção dada pela tutela à Universidade dos Açores, através do Departamento de Oceanografia e Pescas, aos demais parceiros sociais representativos do setor, no processo de tomada de decisão” e lamentou que “não seja possível encontrar em lado nenhum uma única proposta que seja do PSD sobre o setor das pescas, inclusivamente no documento orientador daquele partido para as próximas eleições regionais”.
José Ávila sublinhou que a paragem da pesca do goraz foi “perfeitamente consensualizada com os parceiros do setor, tendo decorrido na época em que o preço daquela espécie é mais reduzido”. Ainda acerca desta espécie, José Ávila reiterou a posição do PS de que “o corte imposto pela Europa na quota do Goraz foi muito acentuado, com efeitos drásticos em muitas comunidades piscatórias nos Açores”, lamentando que o “PSD nada tenha dito sobre o assunto, no dia em que a comissão de pescas do Parlamento Europeu visitou os Açores”, limitando-se ao “habitual mal dizer que caracteriza aquele partido”.
“O PS nunca tentou esconder que estamos a atravessar um período menos bom nas pescas, houve a redução das capturas e também a redução no rendimento. Mas o PS tudo faz e tudo fará para defender o rendimento dos nossos pescadores e a sustentabilidade do nosso mar”, finalizou José Ávila.







