-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 14 horas atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 14 horas atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022

Governo dos Açores procede à transladação de 16 âncoras para nova reserva arqueológica
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, e em articulação com a Archeocélis e a Portos dos Açores, S. A., vai proceder à transladação de um conjunto de 16 âncoras, nos dias 28 e 29 de setembro, descobertas no âmbito da empreitada de reperfilamento do Cais de Ponta Delgada, que vão criar uma nova Reserva Arqueológica, ao largo do ilhéu de Rosto de Cão.
Durante as operações de dragagem da bacia portuária da cidade, a Direção Regional da Cultura aplicou um conjunto de condicionantes para a proteção do importante e fundamental valor patrimonial daquela zona.
Estima-se que ocorreram cerca de cinquenta naufrágios nos últimos 500 anos, na baía de Ponta Delgada, deixando vestígios da importante herança multicultural que construiu o arquipélago dos Açores.
Para salvaguardar eventuais descobertas, os trabalhos de arqueologia foram desenvolvidos pela empresa Archeocélis, tendo produzido importantes contributos para a história da Região Autónoma.
Os resultados preliminares de toda a intervenção serão apresentados brevemente ao público, em sessão de sensibilização patrimonial, juntamente com a comunidade de Ponta Delgada.