-
Tecnovia avança para a exploração da Naval Canal na ilha do Pico (vídeo) - 13 horas atrás
-
‘Roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul’ a partir hoje em quatro ilhas dos Açores - 14 horas atrás
-
Gualberto Rita afirma que 80% dos 31 barcos da frota atuneira dos Açores estão parados devido aos elevados custos dos combustíveis - 29 Abril, 2022
-
Manuel São João convoca reunião do Conselho Administrativo do FUNDOPESCA - 29 Abril, 2022
-
Adolfo Lima: “O Mar dos Açores tem de ser fundamentalmente governado pelos açorianos” - 11 Abril, 2022
-
Universidade dos Açores quer servir-nos peixe sem o matar (Som) - 11 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Futuro dos Fundos Europeus - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Eurodeputada Maria Graça Carvalho avança possibilidade de ser criado o POSEI Transportes que financie as ligações marítimas com os Açores - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Manuel São João apela ao setor das pescas para remar todo para o mesmo lado - 8 Abril, 2022
-
Semana das Pescas // Única empresa açoriana de aquacultura avança com cultura industrial em 2023 - 7 Abril, 2022

Governo dos Açores reforça monitorização da diversidade marinha da Região
O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, avançou hoje, na Horta, que vai reforçar a monitorização da diversidade marinha no mar dos Açores, bem como o controlo do estado ambiental das águas do arquipélago, através de um protocolo celebrado com a Atlânticoline.
O protocolo prevê o “estudo da biodiversidade marinha através de observadores embarcados nos navios de transporte de passageiros da Atlânticoline”, adiantou Manuel São João.
“Em termos políticos de proteção e salvaguarda dos nossos recursos marinhos, este protocolo representa o cumprimento das orientações definidas pelo XIII Governo dos Açores”, salvaguardou o Secretário com a tutela do Mar e das Pescas.
Para o governante, a Região está na presença de um projeto qualitativo, que pretende estudar a megafauna marinha dos Açores a partir de terra e no mar, atento ao âmbito de atuação deste departamento governamental e atentas às insuficiências de dados e conhecimento sobre o mar profundo e costeiro que ainda persistem”, destacou Manuel São João.
Referindo-se ainda ao documento agora assinado, o Secretário Regional avançou que este deve “constituir uma abordagem objetiva, num processo em constante adaptação aos novos desafios que se colocam, na identificação das lacunas a colmatar no futuro e abrindo horizontes a uma cada vez maior e mais alargada participação dos diversos ‘stakeholders’”.
Segundo Manuel São João, a componente marinha objeto do protocolo abrange, entre outros, “a monitorização das espécies de cetáceos, tartarugas e aves marinhas que habitam as águas do arquipélago, a prevenção do impacto do lixo marinho e o apoio à operacionalização da Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores”.
O protocolo celebrado entre a Secretaria Regional do Mar e das Pescas e a Atlânticoline insere-se no âmbito do projeto LIFE-IP Azores Natura, que é o “maior projeto de conservação da natureza alguma vez executado na Região, representando, na sua componente marinha, um investimento de mais de quatro milhões de euros”, concretizou Manuel são João.