Social
Gui Menezes reuniu-se com o Diretor Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia

Gui Menezes reuniu-se com o Diretor Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia analisou hoje, em Bruxelas, com o Diretor Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas, João Aguiar Machado, vários assuntos que estão em fase de preparação ou discussão na Comissão Europeia e que terão repercussão nos Açores num futuro próximo, em particular no setor das pescas.

Neste encontro, Gui Menezes salientou a posição e as preocupações do Governo dos Açores relativamente ao novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 para os setores das pescas e da política marítima, cuja proposta da Comissão Europeia será divulgada a 12 de junho, data em que será apresentada publicamente a futura regulamentação do FEAMP – Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e das Pescas.

Gui Menezes, no final da reunião, congratulou-se com “a boa recetividade e o compromisso de avaliar algumas das questões que foram colocadas, tendo por base assegurar os interesses específicos do setor das pescas na Região”.

“Esta foi uma boa oportunidade para expor junto das instâncias comunitárias algumas das preocupações dos Açores, reforçando a necessidade de as politicas comunitárias atenderem às especifidades da Região”, frisou.

O Secretário Regional e o responsável da DG MARE da Comissão Europeia analisaram vários dossiers, cuja negociação está em curso, relacionados com a gestão dos recursos da pesca, designadamente as alterações às regras de gestão da frota de pesca, a implementação de um Programa Plurianual para as Águas Ocidentais, a execução das regras relativas à obrigação de desembarque e a gestão da quota do goraz.

Ainda em Bruxelas, Gui Meneses acompanhou a visita do Comissário Europeu das Pescas, Karmenu Vella, e do Diretor Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas à exposição organizada no Parlamento Europeu pelo eurodeputado açoriano Ricardo Serrão Santos, intitulada ‘Azores deeper than blue – unveiling the inner ocean’.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário