-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Já há programa para a 40ª Semana do Mar na Horta
O programa da edição número 40 da Semana do Mar foi hoje, 6 de abril, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH), José Leonardo Silva. Na presença dos diversos parceiros sociais que são parte integrante do festival o autarca mostrou-se confiante no sucesso do programa conseguido para 2015.
O local escolhido para a anúncio foi o Caís de Controlo, junto ao Clube Naval da Horta, local onde, aliás, “tudo começou há 40 anos, no dia 14 de agosto de 1975” lembrou José Leonardo.
A Semana do Mar 2015 vai decorrer entre os dias 2 e 9 de agosto, oficialmente, acrescendo-se os dias 31 de julho e 1 de agosto como dias extra, servindo de aquecimento para a semana que se adivinha intensa e repleta de atividade no mar e em terra.
Como tem sido hábito dos últimos anos a esta parte os concertos iniciam-se pelas 23h30, à exceção do último domingo, em que será pelas 23h00. Na segunda-feira, 3 de agosto, a fadista Ana Moura sobe ao palco principal; terça-feira é a vez da banda luso-americana Eratoxica assumir as despesas do espetáculo; dia 5, quarta-feira, a população e quem esteja por cá de visita podem dançar ao som de Emanuel e a sua Banda; na sexta-feira, dia 7 de agosto é a vez de Frankie Chavez animar os festivaleiros; para sábado é Richie Campbel a ocupar o maior palco do festival e para domingo são os MESA. À 01h00 de dia 10, na madrugada de domingo para segunda, dá-se o encerramento oficial da Semana do Mar com a tradicional interpretação da Marcha oficial.
As principais novidades deste ano são a eleição da Rainha da Semana do Mar, num evento em que a Orquestra da Câmara Municipal da Horta vai atuar, no sábado que precede a abertura oficial, dia 1 de agosto; um Festival de Folclore a decorrer no Palco Principal, na quinta-feira dia 6 de agosto, em que vão participar todos os grupos folclóricos faialenses e dois estrangeiros, um da Turquia e um outro do Panamá; e a Tenda Eletrónica que será instalada no parque da Alagoa, dirigida à população mais jovem.
Quanto à Tenda Eletrónica para o município o objetivo é “dar aos jovens aquilo que às vezes tem faltado, e a fazer a ligação entre o Clube Naval, o centro da cidade e a Alagoa. No fundo, estender a festa a toda a nossa cidade” afirmou o presidente.
Do programa constam ainda o Festival Náutico, Artesanato, a Feira Gastronómica, a ExpoMar e a Festa do Livro.
José Leonardo Silva acredita que este ano foi preparado “um programa aliciante”, continuando a forte aposta na diferença que distingue a Semana do Mar das restantes festas de verão dos Açores – o Festival Náutico. Ficou ainda expresso nas palavras do edil o desejo de que as festividades sejam cada vez mais “um elemento fundamental para reunir as nossas gerações locais e da diáspora”.
Para o último dia está marcado o desfile “Horta, Terra e Mar”, que será “diferente daqueles que nos temos habituado nos últimos tempos”, acredita José Leonardo. Este ano as freguesias vão ter cada um tema sobre o qual devem incidir a sua produção, estando estipulado o mínimo de 30 participantes por cada freguesia representada. Mais tarde nesse dia decorre o grande baile de Chaarritams com se vêm tornando hábito.
Toda a envolvência destas que são as maiores festas da ilha do Faial tem este ano a “cara lavada”. O figurino vai sofrer modificações consideráveis, quer na iluminação quer no próprio Largo do Infante, onde serão instalados os quiosques que foram durante o mês de março a concurso. Quanto ao anúncio dos projetos vencedores para os quiosques o autarca apenas revelou que “o grupo de trabalho vai ser reunir brevemente”, sendo só depois avançados os resultados.
Para ajudar na concretização do programa a autarquia convidou nove personalidades e dividiu-as por três grupos de trabalho diferentes, Infraestruturas e Segurança, Cultura e Desporto e Publicidade e Merchandising, liderados por Luís Botelho, Filipe Menezes e Ester Pereira, respetivamente.
“Estas pessoas deram o seu contributo sem pedir nada em troca” frisou José Leonardo, atestando que a “nova metodologia” utilizada este ano, e de que estes grupos fazem parte, são um exemplo da abertura à sociedade que o autarca e o seu executivo tentam impor no trabalho municipal da Horta.
O orçamento total irá rondar os 250 mil euros.
Chico Ávila dá voz à Marcha
O cantor Chico Ávila, reconhecido por toda a região e na diáspora, é quem dá a voz à Marcha da Semana do Mar 2015. A letra foi idealizada e escrita por Victor Rui Dores e a composição musical foi construída pelo intérprete da canção.
Ao longo de toda a música pode-se ouvir uma ode a este festival primordialmente náutico e à única cidade da ilha do Faial, constando do refrão: “Horta de vela enfunada/ Rasga as vagas desta vida/Quarenta ano celebrada/Por velejadores amada/ À chegada e à partida/ Tens coração navegante/És veleiro de encantar/Cidade tão radiante/Com amor firme e constante/Nesta Semana do Mar”.
A escolha de Chico Ávila para interpretar a marcha foi visto por José Leonardo como uma forma de “prolongar a Semana do Mar à diáspora”.
Foto: José Macedo
Fonte: Tribuna das Ilhas