-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Líder do PSD/Açores quer novo barco a operar entre o Faial e Pico
O líder do PSD/Açores disse hoje ser necessário duplicar as ligações marítimas entre a Madalena do Pico e a cidade da Horta, no Faial, defendendo a compra de um novo navio para o efeito.
“Temos agora passagens mais caras e menos barcos. Aquilo que pretendo fazer, se for presidente do Governo dos Açores, é continuar a ter barcos a transportar carros de manhã e ao fim da tarde. Mas, ao longo do dia, pretende-se implementar um sistema de transporte muito mais frequente e rápido entre a Madalena e a Horta para promover uma ligação quase permanente”, declarou Duarte Freitas.
As eleições regionais nos Açores, onde o executivo é presidido pelo PS há duas décadas, decorrem este ano, numa data ainda por definir.
O dirigente social-democrata, que apresentou na Madalena uma proposta sobre transporte marítimo de passageiros, afirmou que quer criar “maiores dinâmicas” nesta ligação e fazer do canal Pico-Faial um espaço “verdadeiramente único”.
As ligações marítimas entre o Faial e o Pico são asseguradas pela empresa pública Atlânticoline, com os navios “Gilberto Mariano” e “Mestre Simão”.
O presidente do PSD/Açores adiantou que pretende materializar este objetivo mantendo os atuais meios de transporte de viaturas, que poderão assegurar uma ligação de manhã e ao final do dia, acrescidos de um investimento num barco mais rápido e pequeno do que os atuais, capaz de transportar entre 100 e 150 passageiros num canal onde circulam 400 mil pessoas por ano.
Duarte Freitas disse ainda que nas obras efetuadas na Madalena gastaram-se 22 milhões de euros e “conseguiu-se destruir” a sua frente marítima e “diminuir a operacionalidade” deste porto.
“Para todas as pessoas que visitam este espaço é consensual, ninguém consegue perceber como se gastaram 22 milhões de euros para se destruir ou, pelo menos, condicionar a baía da Madalena em termos de operacionalidade, passagens mais caras e ligações menos frequentes”, afirmou.
O responsável reconheceu que os atuais barcos usados nas ligações entre o Faial e o Pico são melhores do que os anteriores.
Na sua opinião, não se entende o “conceito por detrás das obras” na Madalena”, cuja baía apresenta também problemas ambientais, sem que haja responsáveis políticos.
“Foi um projeto do regime de 20 anos de PS liderado pelo então secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, agora presidente do Governo”, declarou o líder social-democrata.
O secretário regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, não esteve disponível para qualquer comentário por se encontrar ausente no estrangeiro.
Fonte: Açores 9