Social
Marinha fiscaliza embarcações na ZEE dos Açores

Marinha fiscaliza embarcações na ZEE dos Açores

A Marinha, através do navio patrulha oceânico (NPO) Figueira da Foz, tem realizado diversas acções de vigilância, patrulha e fiscalização dirigidas a embarcações de bandeira comunitária, que exercem a sua actividade no exterior das 100 milhas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, com o objectivo de mitigar e dissuadir eventuais tentativas de exploração indevida dos recursos marinhos levados a cabo em áreas remotas afastadas de costa.

Conforme se pode ler na nota informativa, no decurso de uma dessas acções de fiscalização marítima foram anteontem fiscalizadas duas embarcações de nacionalidade espanhola que se encontravam a pescar a cerca de 140 milhas náuticas ou seja dentro da ZEE que vai até às 200 milhas. A fiscalização incidiu na verificação das licenças de pesca, verificação do pescado existente a bordo e meios de salvamento e segurança.

A Marinha pôde assim confirmar através das licenças existentes a bordo e do contacto com as autoridades portuguesas e espanholas responsáveis pela emissão das licenças que as mesmas se encontravam dentro da validade.

Contudo, a mesma nota dá conta, que “numa das embarcações de pesca foram detectadas falhas graves ao nível dos sistemas de segurança e salvação de bordo. Essas falhas graves de segurança foram comunicadas às autoridades do país de bandeira das embarcações para seguirem a tramitação legal prevista”.

O NPO Figueira da Foz, que iniciou a sua comissão nos mares dos Açores no início do presente mês de Abril, é uma das unidades navais da Marinha que monitoriza as actividades de pesca dentro da ZEE e nas áreas circundantes das reservas e áreas marinhas protegidas dos Açores. As acções de fiscalização no mar realizadas pela Marinha visam contribuir para a protecção do ecossistema marinho dos Açores, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações e, simultaneamente, a segurança da navegação e dos marítimos.

O navio NRP “Figueira da Foz” é comandado pelo capitão-tenente Coelho Dias, e tem uma guarnição de 38 militares entre oficiais, sargentos e praças.

Foto: © Marinha Portuguesa

Fonte: Diário dos Açores

Deixe um Comentário