-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Manuel Pinto de Abreu: Portugal tenta captar clientes na Ásia para iniciar exportação de polvo
O secretário de Estado do Mar disse hoje que o Governo está empenhado em captar clientes nos países asiáticos para iniciar a exportação de polvo produzido em Portugal, revelando que um representante governamental vai deslocar-se à Coreia em novembro.
“Um representante do Governo irá à Coreia para fazer um contacto com um eventual cliente que manifestou muito interesse em receber polvo produzido em Portugal”, disse à agência Lusa Manuel Pinto de Abreu, à margem da inauguração da Mar Algarve Expo, em Portimão.
De acordo com o governante, a avaliação feita demonstra que Portugal mantém todas as condições para realizar a exportação de polvo para o mercado asiático, e o Governo “está empenhado em concretizar esse objetivo extremamente importante para a economia”.
“Mantemos a convicção de que é possível e importante realizá-lo e até que nos digam que não é uma boa iniciativa, não deixaremos de a levar a cabo”, frisou.
Segundo Manuel Pinto de Abreu, além do trabalho que está a ser feito com a Universidade do Algarve e com o IPMA para a produção de polvo para exportação, “decorrem ações com aqueles que são, possivelmente, os futuros destinatários da produção, ou seja; os futuros clientes do polvo do Algarve”.
“Estamos no caminho certo para aumentar as nossas exportações, tão importantes para a sustentabilidade económica do nosso país”, destacou.
Ao intervir na sessão de abertura da Mar Algarve Expo, o secretário de Estado do Mar reafirmou a importância de se olhar mais para o mar, frisando que “o mesmo constitui uma prioridade para a economia”.
“O Governo tem olhado e está a olhar cada vez mais para o mar, mas é preciso que os empresários também o façam e o vejam como um setor de progresso e sustentabilidade económica”, assegurou.
O secretário de Estado do Mar destacou ainda que serão reforçadas as verbas comunitárias para os investimentos no mar, no âmbito do Programa 20/20, sendo uma parte desse reforço, cerca de 60 milhões de euros, “aplicados no desenvolvimento de ações estratégicas e monitorização”.
“Tudo o resto, corresponde aquilo que é fundamentalmente a ação na pesca com uma reorientação da política comum de pescas, em que, não só a biodiversidade mas também a aquacultura surgem com papel reforçado. No fundo será a continuação do que estava a ser feito, mas com reforço nas novas áreas estratégicas identificadas no quadro europeu”, concluiu.
O secretário de Estado do Mar presidiu à inauguração da primeira edição da Mar Algarve Expo, que decorre entre hoje e sábado, no Portimão Arena, com vista à promoção dos agentes que se relacionam com a economia do mar.
Organizado pela Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve, o certame reúne 70 expositores, entre empresas e organismos públicos.
Durante os três dias da Mar Algarve Expo estão previstos seminários, oficinas de trabalho, apresentações culinárias, exposições e animação. A entrada é livre.
Fonte: Notícias ao Minuto