-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Morreu o meteorologista Anthímio de Azevedo
O IPMA revela, em comunicado, que faleceu esta segunda-feira o ‘senhor do tempo’, aos 88 anos, “um dos maiores profissionais portugueses de meteorologia e grande divulgador da meteorologia e da física do clima”.
Era assim que era conhecido Anthímio de Azevedo, um açoriano que nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, no dia 27 de Abril de 1926, e que durante anos entrou na casa de muitos portugueses, através da televisão, com as previsões do estado do tempo.”O desaparecimento de Anthímio de Azevedo deixa a meteorologia nacional de luto, e em especial o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde desenvolveu uma grande parte da sua atividade profissional, e onde foi um dirigente relevante”, lê-se no comunicado publicado no site do instituto.
Perfil de Anthímio de Azevedo
Licenciado em Ciências Geofísicas e especializado em Meteorologia e Climatologia, Anthímio de Azevedo passou pela RTP e TVI e na Meteorologia Nacional chefiou vários serviços, tendo ainda representado Portugal junto de várias organizações internacionais. ‘O senhor do tempo’ foi também professor auxiliar convidado na Universidade Lusófona.
Nas décadas de 60 e 70 passou pela Guiné-Bissau, onde dirigiu os serviços meteorológicos da antiga colónia portuguesa e, posteriormente, como perito da Organização Meteorológica Mundial, coordenou a organização do novo serviço nacional de meteorologia e a formação dos seus quadros.
O último cargo institucional que ocupou foi o de diretor do serviço de meteorologia dos Açores. Depois de aposentado, manteve a sua atividade de divulgação das previsões meteorológicas, nomeadamente na estação privada de televisão TVI (1992 – 1996).
Dedicou-se ainda à escrita e tradução de livros científicos, com foco na meteorologia e climatologia e interesse particular pelos fenómenos de tempo adverso e mudanças climáticas.
Fonte: Jornal Açores 9