-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 9 horas atrás
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 9 horas atrás
-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 9 Abril, 2021
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 9 Abril, 2021
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 9 Abril, 2021
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021

Na China: Ana Paula Vitorino nomeada “Embaixadora Global dos Oceanos”
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi distinguida na passada sexta-feira com o prémio “Embaixadora Global dos Oceanos”, atribuído pela Administração Estatal Oceânica (SOA) da República Popular da China. Segundo o Ministério do Mar, esta distinção ganha ainda maior relevo tendo em consideração “que esta é a primeira vez que a SOA nomeia uma personalidade à escala mundial, reconhecendo o trabalho realizado pela ministra do Mar de Portugal em defesa dos Oceanos”. A distinção de “Embaixador Global dos Oceanos” reconhece personalidades internacionais que promovam cooperações de grande importância em matérias relacionadas com o mar – com a China e com outras nações oceânicas – e no desenvolvimento da causa global dos Oceanos.
“Com esta distinção, a SOA enaltece ainda o papel central e impulsionador de Ana Paula Vitorino no estreitar de relações entre Portugal e China, visível por exemplo no estabelecimento do “China-Portugal Blue Partnership”, assinado em 2017.
Recorde-se que a ministra esteve na China, na passada semana, em visita oficial, onde se encontrou com diversas entidades no sentido de captar novos investidores e estreitar as relações entre os dois países. A ministra do Mar, reuniu-se em Xangai, com representantes da COSCO Shipping, um dos maiores armadores mundiais de transporte contentorizado, e também com os responsáveis da SIPG – Shanghai International Port Group, empresa estatal chinesa que detém o Porto de Xangai. Segundo o Ministério do Mar, estes encontros permitiram “perceber o potencial interesse” das duas companhias em “marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projeção internacional, posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus”. Recorde-se que até final do ano deve ser lançado o concurso para a concessão do Terminal Vasco da Gama, em Sines. Em declarações à TVI24, Ana Paula Vitorino, salientou que estas entidades “consideram que a localização do porto de Sines tem grandes vantagens a nível internacional porque se situa no cruzamento de várias rotas marítimas” adiantando que “irão analisar a possibilidade de concorrer ao novo terminal Vasco da Gama, em Sines”.
Fonte: Transportes