-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 3 horas atrás
-
Lotaçor com nova administração - 10 horas atrás
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
Novo terminal de cruzeiros de Leixões inaugurado a partir de Março
“É mais uma infra-estrutura que irá incrementar, potenciar e solidificar os incrementos que têm existido ao nível do turismo na zona Norte do país. Estima-se que em 2018 possam passar aqui pelo Porto de Leixões mais de 120 mil passageiros”, considerou.
Em fase de acabamentos e colocação de equipamentos, o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, será inaugurado a partir de Março, investimento global que ultrapassa os 50 milhões de euros.
A informação foi avançada pelo presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Brogueira Dias, durante uma visita que o líder da distrital do PSD/Porto, Virgílio Macedo, fez com um grupo de deputados à estrutura portuária, incluindo ao novo terminal de cruzeiros, considerando que este é um “exemplo do bom investimento público que foi feito nos últimos anos” em Portugal.
“O terminal de cruzeiros está pronto. A parte de estrutura e a parte da execução. Estamos na fase final, de acabamentos, mesmo a terminar, e estamos a equipar o terminal com mobiliário, com algumas ferramentas e equipamentos indispensáveis. O que estamos a contar é que, a partir de Março, estejam totalmente reunidas todas as condições para se poder finalmente fazer a inauguração e arrancar com o funcionamento do terminal”, disse Brogueira Dias em Matosinhos, distrito do Porto.
De acordo com o presidente da APDL, em Fevereiro serão feitos os testes finais, reais com navios já nas ligações com as mangas, que fazem a articulação com a entrada e saída dos passageiros.
Depois da inauguração ficará apenas a faltar a ligação directa ao concelho de Matosinhos, tendo Brogueira Dias explicado que o projecto, da parte do Porto de Leixões, já está consolidado e está a ser preparado o lançamento de um concurso público para a obra já que “é indispensável por questões de segurança e pelos códigos internacionais que a área comercial esteja separada desta área em que há um acesso público”.
“Como o edifício também é partilhado pela Universidade do Porto – que vai ter cerca de 300 investigadores aqui a trabalhar em permanência – esse acesso tem que ser garantido e essa questão de segurança também tem que ser assegurada”, adiantou.
São dois nós de ligação aqueles que, segundo a APDL, estarão concluídos até ao primeiro semestre de 2016: um no fim da Avenida da República e outro fim da Avenida Serpa Pinto, fazendo a articulação com o porto de pesca e com o terminal de cruzeiros.
Fonte: Jornal i