Social
Operação de resgate de dois tripulantes do veleiro PLUMES na ilha das Flores

Operação de resgate de dois tripulantes do veleiro PLUMES na ilha das Flores

1 VELEIRO Acores_alterada

A embarcação “Vila Real” da Autoridade Marítima Nacional, com 2 militares da Capitania do Porto, 1 elemento do Troço do Mar e 1 agente do Comando-local da Polícia Marítima, todos de Santa Cruz das Flores, esteve empenhada, durante a madrugada e manhã de hoje, numa operação de resgate de dois tripulantes do veleiro, de bandeira francesa, PLUMES, que navegava a três milhas náuticas da ilha das Flores.

A operação foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores.

O alerta foi recebido no MRCC Delgada via VHF canal 16, pelas 05h30, horas locais, neste contacto os tripulantes relataram que se encontravam à deriva com avaria no leme e em aproximação a terra. De imediato a Capitania empenhou a embarcação Vila Real que ao chegar ao local procedeu à avaliação da situação, e devido às condições meteorológicas adversas que se sentiam no local, efetuou-se o resgate dos dois tripulantes através do reboque do veleiro para o porto das Lages das Flores.

A embarcação sinistrada, com os dois tripulantes, atracou no porto das Lajes das Flores pelas 10h00, não tendo sido necessário prestar qualquer apoio médico.

A operação de resgate foi realizada em condições meteorológicas adversas com vento muito forte de sudoeste e ondulação de 5-6 metros.

Fonte: Autoridade Marítima Nacional

Deixe um Comentário