-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
População de sardinhas do Pacífico cai 90% em oito anos
Em 2007, os stocks de sardinhas da costa norte-americana do Oceano Pacífico representavam 1,4 milhões de toneladas métricas. A partir de 1 de Julho, esta população estará reduzida a 150.000 toneladas, de acordo com a ONG norte-americana Pew Cheritable Trusts.
As sardinhas são dos peixes mais importantes do mundo, servindo de alimento para as lulas, baleias, tubarões, salmões e aves marinhas. Os níveis baixos de stocks existentes a partir de Julho poderão levar à proibição da pesca de sardinhas na costa oeste norte-americana.
“Os gestores de pescas deverão rever os protocolos e suspender a pesca de sardinhas para a época de 2015. Ao fazê-lo, dão uma oportunidade para que a população recupere, à medida que as condições do oceano melhoram”, explicou a Pew.
A indústria da pesca da sardinha tem sido, historicamente, uma das maiores fontes de rendimento para as frotas de pesca comercial – o escritor norte-americano John Steinbeck até dedicou ao tema, uma das suas obras-primas, Cannery Row, publicada em 1945.
De acordo com a Pew, porém, não são os pescadores os principais responsáveis pela queda de stocks de sardinhas. Alguns cientistas falam de um fenómeno natural denominado Oscilação Decenal do Pacífico, responsável por água mais fria e rica em nutrientes – o que é bom para as lulas, mas mau para as sardinhas.
A curto prazo, todos estes gigantes do mar poderão mudar a sua alimentação para as anchovas, que continuam abundantes. Incluindo os humanos.
Fonte: Green Savers