-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Porto de Velas, São Jorge, ampliado e com gare de passageiros dentro de dois anos
A empresa Portos dos Açores anunciou esta segunda-feira a adjudicação da empreitada de prolongamento do cais de Velas, ilha de São Jorge, que tem um prazo de execução de dois anos e prevê a construção de uma gare de passageiros.
A empreitada tem um valor de 17,8 milhões de euros e trata-se da “construção do prolongamento do molhe-cais do porto de Velas”, segundo um comunicado hoje divulgado pela empresa pública regional Porto dos Açores.
“A empreitada de prolongamento do cais comercial atual e respetivo molhe de proteção, em mais 150 metros, inclui a construção de uma nova gare de passageiros, adjacente à rampa ‘Ro-Ro’ [para carga rodada], para navios ‘ferry’, e o reordenamento dos espaços envolventes”, explica a empresa.
A mesma obra projetada para o porto de Velas prevê, ainda, “a edificação de um armazém destinado a oficinas e garagem dos equipamentos de movimentação das mercadorias e a instalação de redes técnicas (água, energia elétrica, combate a incêndios e combustíveis), no prolongamento do cais, a par da reabilitação/beneficiação das redes já existentes”.
A Portos dos Açores anunciou, ainda, a adjudicação de mais duas empreitadas na ilha Terceira. Uma delas visa a “instalação da rede de incêndios do porto da Praia da Vitória” e a outra a “reparação do cais do porto da Praia da Vitória e pavimentação do acesso ao parque de combustíveis”.
O valor destas empreitadas são 782 mil e 349 mil euros, respetivamente, sendo o prazo de execução de seis meses nos dois casos.
A adjudicação destas três empreitadas, em São Jorge e na Terceira, concretizam as intervenções nos portos dos Açores que constam da Carta Regional de Obras Públicas 2013-2016 do Governo açoriano.
Fotografia: António Silveira
Fonte: Açoriano Oriental