-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Portos dos Açores emite comunicado sobre eventuais atrasos na reparação do Estaleiro Naval da Madalena
Na sequência de notícias difundidas ao longo dos últimos dias, em diferentes órgãos de comunicação social locais e regionais, sobre eventuais atrasos na reparação do Estaleiro Naval da Madalena do Pico, a Portos dos Açores, S.A. emitiu o seguinte esclarecimento:
“1 – Os trabalhos de reparação e reabilitação do sistema de alagem de embarcações no Estaleiro Naval da Madalena do Pico estão a decorrer já desde o passado mês de Janeiro.
2 – O guincho de tal sistema foi já reparado na ilha de S. Miguel e deve ser instalado no seu devido local na próxima semana, após o que serão feitos os ensaios de carga e ajustamentos dos sensores.
3 – Está, por outro lado, também já concluída a construção de três novos carros de alagem.
4 – Começaram anteontem, dia 24 de Março, os trabalhos de reparação e/ou substituição dos carris da rampa de varagem, com início da furação das lajetas para fixação dos novos chumbadouros.
5 – Já foram, entretanto, encomendadas as buchas químicas necessárias para o efeito, aguardando-se a sua chegada do exterior.
6 – Conforme informação do empreiteiro, prevê-se que, se as condições de agitação marítima e a visibilidade no mar o permitirem, a conclusão dos trabalhos deva ocorrer até ao final do próximo mês de Abril.
7 – É de notar que, em Outubro de 2014, o Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional das Pescas, procedeu à limpeza do poço da ‘báscula’ de transferência de embarcações e, posteriormente, foi efectuada uma peritagem ao Estaleiro Naval da Madalena, que concluiu que a estrutura daquele equipamento apresentava condições de segurança para a alagem de embarcações, embora carecesse de uma intervenção antes das operações de arriagem.
8 – Desta forma, em Novembro último, o Governo Regional promoveu outra intervenção nos Estaleiros Navais da Madalena que incluiu o reforço da estrutura metálica da referida báscula”.
Foto: © SIARAM
Fonte: Expresso das Nove