-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 17 horas atrás
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 20 horas atrás
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 21 horas atrás
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 2 days atrás
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
-
COFACO // Paulo Moniz confronta Governo da República com incumprimento da lei - 12 Janeiro, 2021
-
GNR apreende 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra - 11 Janeiro, 2021
POSEI Pescas começou a ser pago aos pescadores açorianos
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Vila do Porto, que o Plano de Compensação dos Custos Suplementares para os Produtos da Pesca nos Açores, vulgarmente designado por POSEI-PESCAS, referente a 2016, começou a ser pago hoje aos pescadores açorianos.
Gui Menezes adiantou que, nesta fase, estão a ser pagas 307 candidaturas, no valor de 1,4 milhões de euros, acrescentando que é expectável que até ao final de setembro todo o processo esteja concluído.
O Secretário Regional do Mar, que falava durante um encontro com a Direção da Associação de Pescadores de Santa Maria, no âmbito da visita estatutária a esta ilha, apontou para o atraso no pagamento “alguns problemas nas candidaturas e no sistema informático da autoridade de gestão do Mar2020 e do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP)”.
O governante referiu ainda que os cálculos para os pagamentos são baseados em médias do ano anterior, tendo havido necessidade de se efetuarem correções “consoante as descargas reais que os pescadores fizeram em lota em 2016”.
Nesta reunião, o Secretário Regional frisou que o Governo dos Açores procedeu à redistribuição da quota do goraz para Santa Maria, “conforme havia sido solicitado pela associação, para otimizar o aproveitamento da quota” desta espécie.
O titular da pasta das Pescas assegurou ainda que será construída uma sala para filetagem, evisceração e embalagem de pescado por forma a valorizar o peixe capturado em Santa Maria, como é pretensão dos pescadores marienses.
Fonte: GaCS