Social
Prémios Excellens Mare distinguiram bons exemplos na Economia do Mar

Prémios Excellens Mare distinguiram bons exemplos na Economia do Mar

A Figueira da Foz acolheu, no Centro de Artes e Espectáculos, sábado passado, a gala de entrega dos Prémios Excellens Mare, promovida pela PwC como forma de reconhecimento da excelência e do mérito nas actividades do mar, pilares fundamentais para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e no Mundo. Da investigação à actividade empresarial, da divulgação do património marítimo ao voluntariado no mar, muitos foram os temas navegados.

Na abertura do evento, o presidente do Município da Figueira da Foz, João Ataíde, agradeceu a escolha da Figueira da Foz para a sua realização.

«É para nós um motivo de prestígio e honra, e uma inspiração para as nossas políticas de afirmação na economia do mar», principiou, elencando projectos, como a expansão do porto comercial, e preocupações, como a erosão costeira, para ilustrar a importância do mar para a Figueira da Foz.

«Há um sem número de actividades ligadas à economia do mar que, aqui, criam riqueza e nos comprometem com a chamada Economia Azul», disse, lembrando «as sete start ups» que estão a ser incubadas na Zona Industrial, e os 3M€ candidatados a diversos programas de apoio à economia do mar. Aos premiados, João Ataíde dedicou as últimas palavras da sua intervenção, louvando-os pelo seu exemplo de acção, que considerou inspirador para que, colectivamente, «a nossa terra e o país se afirmem na economia do mar».

Numa tarde cuja programação cultural esteve a cargo dos departamentos de música e dança do Conservatório de Música David de Sousa, e ainda da Banda da Armada, dirigida pelo maestro Délio Gonçalves, foram distinguidos:
Fundação Fernando Henrique Cardoso – Prémio Navigare Mare
Clube Naval de Cascais – Prémio Athletice Mare
Instituto Hidrográfico – Prémio Scientia Mare
Rede Nacional de Cultura dos Mares e dos Rios – Prémio Identitas Mare
Fundação Rebikoff-Niggeler – Prémio Natura Mare
Gelpeixe – Prémio Valoris Mare
Petter Heffernan – Prémio Excellens Mar

Fonte: Figueira Na Hora

Deixe um Comentário