Social
Primeira venda de pescado rendeu 15 milhões de euros ao setor das pescas açoriano este ano

Primeira venda de pescado rendeu 15 milhões de euros ao setor das pescas açoriano este ano

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje, na Horta, que até 20 de junho, “contando com o atum capturado nos mares da Madeira”, o setor das pescas regional já arrecadou na primeira venda de pescado 15 milhões de euros”, acrescentando que este valor “corresponde a mais 45% do que no período homólogo de 2016, mais 28% do que em 2015 e mais 37% em relação ao mesmo período de 2014.

Gui Menezes, que falava na Assembleia Legislativa Regional, criticou “as abordagens simplistas e a interpretação errada que se faz das estatísticas” relativamente ao setor das Pescas.

O Secretário Regional apresentou alguns indicadores atuais sobre o setor, nomeadamente o aumento de 7,8% no preço médio dos crustáceos, a subida de 14% do preço médio dos demersais, como o goraz, o crescimento de 17% do preço médio dos moluscos e ainda o aumento de 15% do preço médio dos pelágicos, que inclui o atum, o chicharro e a cavala.

“No total, há um aumento de 28% do preço médio do pescado este ano comparativamente a 2016”, afirmou Gui Menezes, acrescentando ainda que “em termos de peso [de pescado capturado], temos mais 74% do que em 2016, mais 25% do que em 2015 e mais 16% do que em 2014”.

O governante lembrou ainda que a estratégia do Governo dos Açores para o setor passa por “pescar menos e obter o máximo de rendimento daquilo que é pescado”, salientando que nos devemos focar “na qualidade do produto e não nas quantidades”, na medida em que “os nossos ecossistemas são vulneráveis e a quantidade de pescado, devido às características naturais, não é abundante”.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário