-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 2 horas atrás
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 14 horas atrás
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 15 horas atrás
-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 9 Abril, 2021
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 9 Abril, 2021
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 9 Abril, 2021
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021

Projeto School at Sea // Mariana Rosa e Miriam Pinto no Faial a 25 de março
Mariana Rosa e Miriam Pinto as únicas portuguesas a bordo do navio escola holandês “Thalassa” estão neste momento a caminho da ilha do Faial para aquela que é a sua última paragem, antes de rumar ao destino final a Holanda.
As alunas da Escola Manuel de Arriaga – ESMA integraram o projeto “School at Sea” em 21 de outubro de 2017, numa aventura de seis meses a bordo de um navio, que reúne alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades entre os 14 e os 17 anos.
O Faial é, como já vem sendo habitual, a última paragem do projeto educativo holandês “School at Sea”.
A bordo do navio-escola “Thalassa” estão Mariana Rosa faialense e a algarvia Miriam Pinto, as únicas portuguesas entre os 34 estudantes que integram este projeto que reúne alunos de todo o mundo.
Nesta aventura de seis meses pelo Atlântico, as alunas da ESMA tiveram que conciliar a escola com a vida a bordo e descobrir novas culturas, pessoas, línguas e lugares.
Para Miriam Pinto este era um “grande sonho” que agora se tornou realidade. De acordo com informação remetida pelos seus pais a este semanário, há muito que Miriam planeava ingressar este projeto. “Este ano concorreu e conseguiu”. Dos poucos contactos que estabeleceram com a filha, tendo em conta que o acesso aos telemóveis e à internet é muito limitado a bordo referem que “a Miriam está a aproveitar ao máximo esta experiência”.
Também a faialense Mariana Rosa está a viver ao máximo os últimos dias a bordo. Numa carta enviada ao Clube Naval da Horta, onde pratica a modalidade da vela, a velejadora manifesta a sua gratidão pelo apoio que lhe tem sido dado.
Mariana Rosa escreve ainda que “A viagem está a ser incrível” e revela que a sua parte favorita até ao momento “foi sem dúvida, o Boiling Lake em Dominica!”.
O navio “Thalassa” zarpou de Amsterdão, com destino a Tenerife, passou por Cabo Verde, Dominica, Curaçao, Panamá, Costa Rica, com destino a Cuba e Bermuda.
Antes de terminar a sua viagem em Ijmuiden na Holanda, o navio aporta no Faial, onde permanece de 25 de março a 1 de abril.
O CNH tem acompanhado esta viagem da sua velejadora e está a preparar uma recepção para acolher a comitiva de alunos, marinheiros e professores que se encontram a bordo.
Recorde-se que do Faial já participaram neste Projecto Júlia Vieira Branco, Bartolomeu Ribeiro, Emília Vieira Branco, Carolina Salema e Jorge Medeiros.
Fonte: Tribuna das Ilhas