-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021

PS quer consenso sobre prioridade nacional à economia do mar
O PS leva a debate no parlamento, na próxima quinta-feira, o tema da “economia do mar e setor marítimo-portuário”, considerando que esta área requer amplo consenso político por se assumir como estratégica para os interesses nacionais.
Em declarações à agência Lusa, o deputado socialista João Azevedo Castro referiu que o tema da economia do mar vai agora subir pela primeira vez para debate em plenário nesta legislatura e defendeu a necessidade de o parlamento fazer já “uma reflexão sobre uma questão que é estratégica”.
“Penso que 2018 pode ser um ano relevante para o processo de extensão da plataforma continental”, apontou o deputado do PS eleito pelo círculo dos Açores, numa alusão ao facto de a Comissão de Limites das Nações Unidas estar em vias de retomar esta questão.
“A Assembleia da República deve envolver-se neste tema, porque o mar é um dos principais recursos do país e está por explorar. Em relação à economia do mar, admito que pode haver alguma divergência política [entre esquerda e direita] sobre o peso que deve ter o Estado, ou sobre o papel do setor empresarial. Mas deve existir consenso político em torno da ideia de que o mar é uma prioridade nacional”, sustentou João Azevedo Castro.
O deputado do PS salientou depois que o setor marítimo-portuário tem registado “um elevado crescimento, quer no que se refere a cargas, quer no que respeita a navios de cruzeiro”.
“Queremos também que haja uma reflexão sobre gestão sustentável da pesca e sobre a aquacultura. O mar tem um potencial de emprego muito grande, o que é um dado relevante para a economia nacional”, acrescentou João Azevedo Castro.
Fonte: Açoriano Oriental