-
A pesca pode alimentar mais 72 milhões de pessoas – se deixarmos o mar recuperar - 3 Março, 2021
-
Entrevista a Jonas Carreiro, administrador da AZORFISK - 3 Março, 2021
-
Dez toneladas de atum rabilho descarregadas no último fim-de-semana no porto de Ponta Delgada - 3 Março, 2021
-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 2 Março, 2021
-
Lotaçor com nova administração - 2 Março, 2021
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
Reforma da Política Comum das Pescas discutida em Bruxelas
Os ministros da Agricultura e Pescas estiveram reunidos em Bruxelas para chegar a um acordo sobre a reforma da política comum das pescas.
Em cima da mesa estiveram as novas quotas de pesca para cada um dos países…e questões importantes como a sustentabilidade e os apoios europeus para o setor.
A comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki, lembra que não se deve perder esta oportunidade de acordo, pois não se sabe quando haverá mais oportunidades.
As associações de defesa do ambiente aproveitaram o encontro para pedir mais mais medidas de controlo, que evitem a exploração excessiva das águas.
Tony Long, diretor da WWF Europa, garante que “os ministros das pescas deve avançar com medidas para acabar com as más práticas como deitar fora os peixes, tanto vivos como mortos, para o mar”
Os pescadores também se juntaram ao protesto e pedem que os ministros europeus tenham em conta que grande parte dos pescadores são pequenos pescadores e que não tenha apenas em conta as grandes empresas. Christian Decugis, pescador francês ouvido pela euronews, lembra que “esta reforma, pela primeira vez, propõe que se tenha em conta a pesca artesanal. Representa 80% dos barcos com menos de 12 metros, 70% dos empregos e até agora foi deixada de lado em todas as reformas.
O ministros das pescas da União Europeia vão estiveram reunidos até terça-feira.
Fonte: Euronews