-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Ricardo Serrão Santos com o Presidente da República na Noruega
O eurodeputado Ricardo Serrão Santos participou, esta segunda-feira, num seminário sobre a “Ciência e Tecnologia para os Oceanos” em Oslo, na Noruega, um evento integrado no programa da visita oficial do Presidente da República de Portugal àquele país.
Ricardo Serrão Santos integra a comitiva do Presidente da República enquanto deputado Europeu e especialista em assuntos do mar.
Depois da assinatura de um Memorando de Entendimento entre os Ministros da Educação e Ciência de ambos os países Nuno Crato e Torbjørn Røe Isaksen e as Ministras Agricultura e Mar de Portugal, Assunção Cristas e da Pescas da Noruega Elisabeth Aspaker, teve lugar um seminário sobre Energia Marinha, Biotecnologia, Ambiente e mudanças climáticas.
Em declarações, à margem do evento, o deputado Europeu referiu “que Portugal e a Noruega têm uma longa tradição de cooperação no domínio do mar e no estudo dos oceanos e um grande interesse no Atlântico”. Ricardo Serrão Santos referiu também que “há diversos projectos científicos conjuntos no domínio marinho a decorrer e que poderão servir de alicerce para dar uma nova dinâmica à cooperação académica e industrial” tendo salientado que “há diversos cientistas portugueses a trabalhar na Noruega e que certamente contribuirão para fortalecer os termos dos memorandos de entendimento agora assinados”.
Da comitiva fazem também parte representantes empresariais e Pequenas e Médias Empresas (PME) no domínio da economia azul que, segundo o deputado “representam um sector extremamente dinâmico e produtivo, com ideias novas, produtos e inovação em diversos domínios biotecnológicos e nas energias renováveis”.
Os investigadores da Universidade dos Açores Gui Menezes e Raul Bettencourt, do Departamento de Oceanografia e Pescas, e Ana Cristina Costa, do Departamento de Biologia também integram a comitiva. Todos estes cientistas têm projectos conjuntos com a Noruega ou financiados por esta no âmbito das EEA grants.
Fonte: Gabinete de Imprensa / Ricardo Serrão Santos