-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
São Miguel // Porto de Rabo de Peixe oferece boas condições de segurança, afirma Brito e Abreu
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reafirmou hoje que o Porto de Rabo de Peixe é “um dos melhores portos de pesca da Região”, frisando que esta infraestrutura portuária, que foi alvo de testes pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, “oferece ótimas condições de operacionalidade e segurança”.
Fausto Brito e Abreu falava durante uma visita ao Porto de Pescas de Rabo de Peixe, na costa norte da ilha de S. Miguel, para avaliar os danos materiais causados pela forte agitação marítima que se fez sentir na manhã de terça feira.
As ondas de cinco metros, predominantemente de direção norte e com períodos de 15 segundos, com variações de maré, coincidindo com marés vivas, galgaram este porto, causando prejuízos em seis embarcações de pesca de pequeno porte e em duas embarcações auxiliares, estacionadas em seco.
O Secretário Regional do Mar afirmou que a agitação marítima registada terça-feira foi “um fenómeno excecional, resultante de uma conjugação invulgar de fatores”, criticando declarações de alguns dirigentes associativos por desvalorizarem o mau tempo que se fez sentir.
O governante salientou que o porto “resistiu muito bem ao mau tempo, sem apresentar danos estruturais”, acrescentando que “se não tivesse sido beneficiado por estas obras de ampliação, os prejuízos em embarcações teriam sido muito maiores”.
Brito e Abreu congratulou-se com o facto de não se registarem danos pessoais e referiu que “os armadores devem acionar os respetivos seguros para fazer face aos danos sofridos nas embarcações”.
Segundo o Secretário Regional, o regulamento do porto em vigor que estabelece as zonas de estacionamento das embarcações “é dinâmico e pode ser revisto caso a análise em curso revele ser necessário”.
“O Governo dos Açores vai continuar a acompanhar o evoluir da situação, estando disponível para, em conjunto com os parceiros do setor, encontrar melhorias na gestão desta infraestrutura”, afirmou.
Brito e Abreu salientou ainda que, “face às previsões meteorológicas para os próximos dias, os pescadores devem tomar medidas de segurança e seguir as recomendações da Autoridade Marítima e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”.
Fonte: GaCS