-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Serrão Santos defende oceanos na Academia das Ciências de Lisboa
No Dia Nacional do Mar, Ricardo Serrão Santos salientou, à margem de uma intervenção na Academia das Ciências e Lisboa, que nos períodos de grandes desafios, como o da recente eleição do Presidente Trump, há também oportunidades. Neste contexto, os pontos intermédios entre os centros cosmopolitas constituem-se como as plataformas ideais para catalisar a cooperação. Para o eurodeputado, os Açores constituem a necessária base para o diálogo Atlântico.
“Não há tempo para mais discussões sobre negação ou adaptação. Temos de investir em sistemas fiáveis para mitigação e reversão dos impactos que produzimos nos oceanos”, afirmou o eurodeputado Ricardo Serrão Santos a propósito da apresentação do Relatório sobre “Sustentabilidade marinha num período de oceanos e mares em mudança”, apresentado em Lisboa. Na cerimónia, que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa, o deputado socialista defendeu a necessidade de usar os recursos existentes, mas sem que esta utilização comprometa o seu uso pelas futuras gerações.
Com a autoria do Conselho Consultivo das Academias das Ciências da Europa e do Joint Research Centre da Comissão Europeia, “este relatório é um contributo oportuno para uma mudança de paradigma que recorra a uma verdadeira economia azul, cujos vectores essenciais não sejam o investimento e o crescimento apenas com fins financeiros, mas sim a sustentabilidade assente no melhor conhecimento”.
Para o deputado, a União Europeia tem criado ao longo dos últimos anos um conjunto de legislação que permite e apoia esta abordagem precaucionária assente na utilização responsável e no bom estado ambiental. Para isso, a legislação apela à cooperação e à implementação de sinergias entre os diferentes Estados, Regiões e todos os interessados, o que o eurodeputado classifica de “factores-chave”.
No final da semana passada o eurodeputado foi orador, na Academia das Ciências da Roménia, numa conferencia acerca da preservação dos recursos naturais.
Foto: facebook Ricardo Serrão Santos
Fonte: Correio dos Açores