-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Serrão Santos realça potencial do Porto da Praia da Vitória para a política energética marítima europeia
As emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo estiveram em discussão, na manhã desta terça-feira, em Estrasburgo, na sessão plenária do Parlamento Europeu.
Em causa a adoção de um Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à monitorização, comunicação e verificação das emissões de dióxido de carbono provenientes do transporte marítimo e que altera a Diretiva 2009/16/CE.
O eurodeputado açoriano, Ricardo Serrão Santos, defendeu que “todas as fontes emissoras devem, com a maior urgência, ser reduzidas”. Referindo-se em particular aos transportes marítimos defendeu ser “fundamental que se reduza a utilização de combustíveis pesados e passem a ser utilizadas alternativas como o Gás Natural Liquefeito ou outras fontes ambientalmente adequadas”. Neste sentido Serrão Santos afirmou que “esta transformação terá de ser acompanhada pela utilização de postos de abastecimento intermédios e os Açores, localizados no meio do atlântico no trânsito entre o canal do Panamá e a Europa, estão prontos para responder positivamente a essa necessidade através da sua infra-estrutura do Porto Oceânico da Praia da Vitória”.
Na sua intervenção o eurodeputado socialista alertou, ainda, para o facto das emissões de Dióxido de Carbono provenientes dos combustíveis fosseis serem dos grandes responsáveis pelos chamados gases com efeitos de estufa e, assim pela intensificação das alterações climáticas globais, mas também pela acidificação dos oceanos.
Fonte: Açores 9