-
Cooperativa de Pesca Açoriana abre peixaria em Lisboa com peixe fresco a preços acessíveis - 2 days atrás
-
Grupos de Ação Local da Pesca começam a abrir candidaturas para projetos em comunidades costeiras nos Açores - 2 days atrás
-
Berta Cabral: Instalação de radares meteorológicos é “urgente” nos Açores - 29 Janeiro, 2019
-
Rolls-Royce e Finferries mostraram ao mundo o primeiro ‘ferry’ autónomo em acção - 29 Janeiro, 2019
-
São Jorge: Inaugurado novo Porto Comercial de Velas orçado em 23 milhões de euros - 28 Janeiro, 2019
-
Gui Menezes faz balanço “muito positivo” do setor das pescas em São Jorge - 28 Janeiro, 2019
-
Audição Pública da Federação das Pescas dos Açores no Parlamento Europeu - 28 Janeiro, 2019
-
Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico - 21 Janeiro, 2019
-
Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - 18 Janeiro, 2019
-
Em 2018 foram pescadas 29,4 mil toneladas de pescado nos Açores, no valor de 37,9 milhões de euros - 18 Janeiro, 2019
Singapura vai investir 40 milhões em Sines e criar 150 empregos
A Port of Singapure Authority (PSA), que gere o Terminal XXI no Porto de Sines, vai investir 40 milhões de euros na expansão daquela infraestrutura e criar 150 postos de trabalho, noticia hoje o Jornal de Negócios.
Segundo o jornal este foi o acordo alcançado entre a PSA Sines e o Estado português, depois de um ano de negociações, sendo que o investimento deverá ser realizado ao longo deste ano.
Inicialmente, a PSA Sines tinha proposto ao Governo investir 130 milhões de euros para prolongar o cais e passar a receber três navios em vez dos atuais dois, mas pretendia receber um apoio do Estado de 70 milhões de euros e ainda um prolongamento do prazo da concessão por 20 anos.
Na altura, o Governo disse não ter condições para investir o montante sugerido nem para alargar a concessão por ajuste direto, ou seja, teria de fazer um concurso público aberto a outros concorrentes.
Entretanto, a aliança de armadores mundiais que estava prevista e que iria servir de base para o investimento de 130 milhões de euros não avançou e a PSA Sines reviu o projeto e o investimento a aplicar, mas manteve o objetivo de alargar o terminal para receber 2,5 milhões de TEUS (a medida de carga dos portos) por ano.
O acordo a que a PSA Sines e o Governo chegaram tem por base esse novo projeto que prevê os referidos 40 milhões de euros de investimento, mas em vez do prolongamento do cais e de passar a receber três navios, continua a receber dois, mas compra gruas e pórticos e aumenta o espaço de armazenagem, permitindo à empresa processar mais mercadorias por hora.
Foto: aicep Global Parques
Fonte: Dinheiro Vivo