Social
Trinta escalas em Abril de navios cruzeiros nos portos dos Açores

Trinta escalas em Abril de navios cruzeiros nos portos dos Açores

Abril é o principal mês de escalas de navios de cruzeiros nos Açores, em virtude de ser neste mês que parte da frota sediada nas Caraíbas vem para a Europa para a temporada de Verão no velho continente.
Ao todo, teremos cerca de 39 escalas nos diversos portos dos Açores, sendo Ponta Delgada com 21 a cidade com maior número de escalas, seguindo-se a Horta com 9 e Praia da Vitória com 3 escalas. As restantes ilhas do arquipélago terão uma escala de um navio de cruzeiros que fará neste mês um itinerário temático por todas as ilhas do arquipélago.
No seu conjunto, estima-se que visitem as diversas ilhas dos Açores cerca de 40.000 passageiros e perto de 17.000 tripulantes, o que constitui sem duvida algum um número deveras interessante.
Entre os navios que passarão em Ponta Delgada, há a realçar algumas escalas inaugurais de navios pertencentes às maiores operadores germânicas como são a AIDA Cruises e TUI Cruises, que finalmente começam a descobrir os Açores como um ponto de muito interesse, principalmente para os seus itinerários transatlânticos.
As escalas de Abril iniciam-se no dia 3, com a escala inaugural no terminal de cruzeiros das Portas do Mar do CRYSTAL SYMPHONY da Crystal Cruises, reconhecida com uma das companhias de eleição da industria dos cruzeiros, dedicada a passageiros de uma classe social elevada, principalmente norte-americana e asiática. Esta escala está inserida num cruzeiro transatlântico entre Miami e Barcelona.
Para o dia 5 acontece a escala do clássico ASTORIA. Ex “AZORES”, um dos mais antigos navios de cruzeiros ainda em actividade, que se encontra afretado à companhia britânica C&MV. Este escala está englobada num itinerário por esta zona do Atlântico e que inclui igualmente escalas na Horta, Funchal, Lisboa e Leixões.
Recorde-se que em Julho de 1956 o navio ficou ligado a um grave acidente marítimo, quando, numa época em que se chamava Stockholm, abalroou o paquete Andrea Doria provocando o seu afundamento com a perda de algumas vidas humanas.
O dia 8 irá trazer-nos a visita do MINERVA da companhia Swan Hellenic, operadora britânica que se dedica a cruzeiros temáticos e que no ano passado regressou a Ponta Delgada, aonde já não vinha desde 2008. O navio cumpre um itinerário entre a Bermuda e Portsmouth, incluindo igualmente um escala pela cidade da Horta no dia anterior.
No dia 9 aguarda-se um dia com muito movimento em Ponta Delgada com a escala do EMERALD PRINCESS, um dos maiores navios da operadora Princess Cruises e que geralmente faz estes roteiros transatlânticos praticamente com a lotação esgotada. A escala nesta cidade está inserida num cruzeiro posicional entre Fort Laudardale e Southampton com uma escala igualmente em Lisboa.
Outro motivo de interesse para este dia será a vinda do paquete AIDAcara da AIDA Cruises que fará a sua escala inaugural no terminal das Portas do Mar. Esta escala está inserida num itinerário de 14 dias criado pela AIDA com base nas Canárias e com passagem pela Madeira e a visita aos portos de Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta. O navio voltará novamente aos Açores no próximo Outono e Inverno com mais 3 itinerários idênticos, o que poderá constituir a rampa de lançamento para que aquela companhia passe a incluir os principais portos do arquipélago nos seus itinerários.
O dia 11 ficará registado como o dia em que a TUI Cruises inaugura as suas escalas nos Açores com o MEIN SCHIFF3, uma dos navios da nova classe construida para esta companhia, e que foi inaugurado em 2014.
Esta primeira visita de um navio deste operador alemão reveste-se de muito interesse pois poderá ser o inicio de uma mais vasta operação daquele operador no arquipélago, atendendo que no Outono/Inverno a mesma posiciona um dos seus navios nas Canárias, de onde parte em cruzeiros por aquele arquipélago e Madeira.
A primeira quinzena de Abril termina no dia 13 com a escala do AZAMARA JOURNEY da companhia Azamara Cruise Club, uma das companhias do grupo RCI e que no ano transato tinha escalado Ponta Delgada. O navio faz um roteiro entre Miami e Nice, englobando no mesmo escalas também em Gibraltar, Alicante, Palma de Maiorca e St Tropez.
Para o dia 17 vamos ter a escala de outro navio da AIDA Cruises. Deste vez será o AIDAvita que estará no terminal de cruzeiros das Portas do Mar numa viagem transatlântica de 20 noites entre Miami e Hamburgo.
O dia 18 reserva-nos a escala inaugural nas Portas do Mar do AIDAluna também da AIDA Cruises, integrada num roteiro transatlântico de 22 dias entre Montego Bay na Jamaica e a cidade alemã de Kiel.
Sem dúvida alguma uma das mais interessantes escalas do mês e que esperamos seja o cimentar no futuro de uma operação mais vasta da AIDA pelos Açores.
Igualmente neste dia vamos ter a escala do SERENISSIMA ao serviço da Noble Caledónia que iniciará nesta cidade um cruzeiro temático que levará aquele pequeno navio de cruzeiros a visitar todas as ilhas do arquipélago.
As escalas prosseguem no dia 20 com as visita do BALMORAL da Fred Olsen C Lines que estará a fazer um interessante roteiro de 34 noites denominado “Old England, New England” que fará aquele paquete visitar alguns portos da Nova Inglaterra antes do seu regresso a Southampton.
Também nesse dia voltamos a ter a visita do ROYAL CLIPPER, um dos navios da famosa companhia Star Clippers, conhecida por ter somente navios movidos principalmente à vela. O ROYAL CLIPPER é o maior navio de cruzeiros à vela do mundo e nesta altura do ano é um habitual visitante do porto de Ponta Delgada nos seus itinerários transatlânticos.
O SILVER SPIRIT da afamada operadora Silversea é o navio que nos visitará no dia 21, num itinerário iniciado em Fort Laudardale com destino a Barcelona, e que inclui igualmente uma passagem pela cidade da Horta.
No dia 22 vamos ter um dia muito interessante com as escalas do CELEBRITY EQUINOX, um dos luxuosos navios de cruzeiros da Celebrity Cruises, uma das companhias “premium” do grupo da Royal Caribbean, numa viagem de 14 noites entre Fort Laudardale e Barcelona.
Igualmente nesse dia teremos a escala do ALBATROS da companhia alemã Phoenix Raisen, que está a fazer um extenso cruzeiro de 28 noites iniciado na cidade de Lima no Perú e que irá terminar em Bremenhaven na Alemanha, com uma passagem igualmente pela cidade da Horta.
As escalas prosseguem no dia 24 quando Ponta Delgada receber as escalas do REGAL PRINCESS, do Princess Cruises, um dos mais modernos e luxuosos navios da atualidade, num cruzeiro iniciado em Fort Laudardale, seu porto base no Inverno até Copenhagen na Dinamarca. Normalmente este navio viaja com a lotação próxima da sua capacidade máxima, atendendo o prestigio desta famosa operadora norte-americana.
Igualmente nesse dia teremos o regresso do THOMSON DREAM da popular companhia britânica Thomson Cruises, que nesta altura regressa da sua temporada de Inverno nas Caraíbas até Palma de Maiorca, de onde irá operar durante o Verão.

No dia 26 Ponta Delgada irá receber 3 navios de cruzeiros, que por certo vão dar um dia muito movimentado à nossa cidade.
O ZUIDERDAM da centenária companhia holandesa Holland America Line irá estar nesse dia no nosso porto, numa escala inserida num roteiro entre Fort Laudardale e Roterdão, aonde o navio vai ficar baseado para as suas operações no Báltico e Norte da Europa.
Igualmente o NORWEGIAN STAR da Norwegian Cruise Line fará nesse dia a sua última escala em Ponta Delgada nos próximos anos, atendendo que o navio vai ser posicionado no Mediterrâneo e Sueste Asiático.
O terceiro navio será o SERENISSIMA, que regressa a Ponta Delgada depois de fazer um cruzeiro temático por todas as ilhas do arquipélago, afim de desembarcar os seus passageiros que irão ainda permanecer mais uma noite em São Miguel, antes do seu regresso a Inglaterra.
As escalas de Abril terminam no dia 27 com a escala nesta cidade do PRINSENDAM, o navio mais pequeno da Holland America Line. O navio estará a fazer um extenso cruzeiro de 57 noites iniciado em Fort Laudardale com destino ao Mediterrâneo, fazendo no seu regresso ao continente americano escalas em Ponta Delgada e na Horta.
Está-se assim perante um mês de grande movimento e que por certo tornará o arquipélago mais conhecido pelos milhares de visitantes que estarão entre nós ao longo do mês.

Fonte: Azores Cruise Clube

Deixe um Comentário