Social
WWF: Recursos dos oceanos estão a diminuir

WWF: Recursos dos oceanos estão a diminuir

Um relatório publicado pelo Fundo Mundial para a Natureza alerta que os sistemas naturais podem deixar de funcionar.

De acordo com a WWF, os recursos dos oceanos encontram-se em «diminuição acelerada». O Fundo Mundial avalia os activos em 24 biliões de euros, considerando uma das 10 melhores economias do mundo, no relatório “Revitalizar a Economia dos Oceanos: Argumento para acção em 2015″.

«A desflorestação de zonas húmidas, o desaparecimento dos corais e ervas marinhas estão a ameaçar este motor económico marinho que protege vidas e meios de subsistência um pouco por todo o mundo», dita o relatório, «os oceanos estão a mudar mais rapidamente do que em qualquer outro momento em milhões de anos”, pelo que, simultaneamente, “o crescimento da população humana e a dependência do mar faz com que a recuperação da economia do mar e dos seus activos principais tenham um carácter de urgência global”.

«O valor dos oceanos está à altura das riquezas dos países mais ricos do mundo, mas está a naufragar até às profundezas de uma economia fracassada», afirma o diretor-geral da WWF, Marco Lambertini, citado no documento da instituição, «como acionistas responsáveis, não podemos manter esta forma imprudente de agir, continuar a extrair bens valiosos dos oceanos sem investir no seu futuro».

O relatório avaliou os sectores relacionados com a economia do mar, desde as pescas à protecção costeira, e chama atenção para os perigos da sobre – exploração e mau uso.

Foto: © naturepl.com/David Fleetham/WWF

Fonte: Jornal da Economia do Mar

Deixe um Comentário