-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Xcape, Hot Stuff e Ilha da Ventura em grande na Regata da Marina
No passado sábado realizou-se a já tradicional Regata Comemorativa do Aniversário da Marina da Horta. Desta feita, juntaram-se 12 veleiros para soprar as velas dos 25 anos do hotel flutuante faialense, numa tarde de condições bastante favoráveis à prática da modalidade, que levou os velejadores num percurso entre a baía da Horta e a Feteira.
Na Classe Cruzeiro A, o Hot Stuff, com o skipper Pedro Rosa, sagrou-se vencedor enquanto que em Cruzeiro B o primeiro lugar foi para o Ilha da Ventura, com o skipper Carlos Garcia. Na classe ORC, venceu o Xcape, com o skipper Luís Quintino, que foi o veleiro mais rápido a completar o percurso.
A Regata da Marina, organizada pelo Clube Naval da Horta em colaboração com a Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO), é a terceira prova do campeonato de ilha de Vela de Cruzeiro.Presentemente com 300 postos de amarração, a Marina da Horta foi aberta às embarcações de recreio em 1986, tendo sido ampliada em 2001/2002. De acordo com nota enviada às redacções pela APTO, desde a sua inauguração e até ao final de 2010, deram entrada na Marina da Horta 26.924 embarcações e 100.603 tripulantes das mais variadas nacionalidades.
Este ano, a regata comemorativa do aniversário da Marina contou com convidados especiais: os alunos do curso de Construção Naval, da Escola Profissional da Horta, puderam integrar as tripulações. De acordo com Pedro Oliveira, da secção de Vela de Cruzeiro do Naval da Horta, a presença destes jovens na regata deveu-se a um protocolo que o clube tem com aquele estabelecimento de ensino, e teve por objectivo proporcionar aos alunos um primeiro contacto próximo com as embarcações, que no futuro serão o seu instrumento de trabalho.
Fonte: Tribuna das ilhas