Social
Recado do Pico

Recado do Pico

A nova gare marítima, da ilha montanha, a segunda maior do arquipélago, parece que não tinha área nem pedra para a construção da dita “gare”.

Pelo lado da terra, tem as paliçadas, o maroiço do hotel, e o famoso estaleiro naval, cotado em bolsa. O Viana de Castelo regional.

Pelo lado do mar, tem as águas territoriais do Faial.

O melhor que tem, é o nome “João Quaresma”.

A cabecinha que pensou em atribuir este nome homenageando também mais um homem do canal, da fronteira e do mundo, e o que fez o projeto do “ilhéu azul”de certeza que não estudou na mesma escola do pensador deste projeto.

Mas eu, até acho que a dita obra, tem muita coisa relacionada com a paisagem da vinha.

A Criação Velha é mesmo ali ao lado, e o seu Lagido é onde as vinhas estão mais bem organizadas e onde a paisagem se tornou obra de arte.

E aqui foi onde o “pensador” deu largas á sua obra.

As canadas ficaram-se por camadinhas para os autocarros.

Os travesses andam por lá espalhados, mas não encontram as canadas e não servem nem para assento nem para descansadeiro.

Os currais, esses existem, mas não tem bocaina, ou seja não se pode passar de curral para curral nem pela direita nem pela esquerda.

Mas o pensador era atinado e lá também fez dois Jeirões um para passageiros, outro para carga.

Só que o parque do Jeirão dos passageiros ficou junto do aeroporto, bem pensado. Não há aviões na pista, mas há carros no parque. É preciso rentabilizar estruturas.

Mas a ligação à paisagem da vinha não fica por aqui. Fizeram uma recolha de arcos de barricapatrocinada por uma fábrica de pneus. Cada toque no arco, um pneu para comprar.

Para embelezar o recinto, uma planta que está inserida no seu habitat. O Bracéu. Bem escolhido.

Há! Que mais se havia de lembrar o dito pensador? Não é que o homem estava bem informado.

Então! O vinho não embarcava no rola-pipas?

Sim senhor! Lá se fez um, mas este rola-pipas precisava de ter um borreiro para esgoto e dessa ele não se lembrou, por isso o Gilberto Mariano não se encostou ao João Quaresma.

Nesta! Nesta não, na verdadeira paisagem da vinha existe o único morcego endémico do país.

E nesta! Existe morcego?

Fonte: por Luís Batista em  Açoriano Oriental

Deixe um Comentário