-
A pesca pode alimentar mais 72 milhões de pessoas – se deixarmos o mar recuperar - 3 Março, 2021
-
Entrevista a Jonas Carreiro, administrador da AZORFISK - 3 Março, 2021
-
Dez toneladas de atum rabilho descarregadas no último fim-de-semana no porto de Ponta Delgada - 3 Março, 2021
-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 2 Março, 2021
-
Lotaçor com nova administração - 2 Março, 2021
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
A Poveira investe 3,4 milhões em três novas linhas de produção
A empresa conserveira A Poveira prepara-se para investir 3,4 milhões de euros em três novas linhas de produção de atum na fábrica da Póvoa de Varzim, inaugurada em 2012. As novas linhas – que se juntam a três de sardinha e a uma de atum já existentes – vêm consolidar a aposta da empresa na produção de atum para os mercados interno e externo, de maneira a aumentar a competitividade em Portugal e no resto do mundo.
O investimento integra o plano iniciado em 2012, quando a nova administração considerou que a empresa da Póvoa do Varzim – que produz e comercializa marcas próprias como a Minerva, a Galleon, a Alva ou a Capitão Poveiro – não tinha capacidade para aumentar a produção na fábrica em frente à lota da Póvoa, construída em 1938, ano da fundação da empresa.
Com um investimento de 5,5 milhões de euros, os cerca de 140 trabalhadores mudaram-se para a nova fábrica em janeiro de 2013.A mudança de casa permitirá quadruplicar o volume de negócios até 2018, muito graças à nova aposta da empresa: a produção de atum em conserva. A produção nacional de atum em lata representa menos de 50% do consumo. A maior parte do atum em conserva consumido em Portugal é importado de Espanha.
A Poveira produz entre 80 e 100 mil latas de atum em conserva por dia, um número que o administrador, António Cunha, espera que contribua para diminuir as 18 mil toneladas de atum importadas por Portugal todos os anos (sobretudo de Espanha), qualquer coisa como o equivalente a 160 milhões de latas. As três novas linhas de produção de atum – que deverão entrar em funcionamento pleno em março de 2015 – deverão assegurar que estas conservas representem 15% da produção da fábrica e garantir a contratação de 20 pessoas. Neste momento, A Poveira exporta 45% da produção total de conservas e vende 55% no mercado nacional. Em Portugal, o consumo de conservas de peixe em super e hipermercados aumentou de quase 144 milhões de latas em 2013 para os atuais mais de 150 milhões, de acordo com dados da AC Nielsen. As conservas de atum continuam a ocupar um lugar de destaque com 86% da quota de mercado, em comparação com apenas 8% de sardinhas.
Fonte: Dinheiro Vivo