Social
Açores // Direção Regional das Pescas desenvolve ações para capacitação de pescadores

Açores // Direção Regional das Pescas desenvolve ações para capacitação de pescadores

O Diretor Regional das Pescas afirmou, na Madalena, que a capacitação dos profissionais do setor “não se resume apenas aos cursos de pescador ou de arrais de pesca”, adiantando que “estão a ser desenvolvidas parcerias” com várias instituições com o objetivo de contribuir para a formação dos armadores e pescadores açorianos.

Luís Rodrigues, que falava quarta-feira na entrega de diplomas aos 19 finalistas do Curso de Acesso à Categoria de Pescador que decorreu na ilha do Pico, afirmou acreditar “no rejuvenescimento dos ativos da pesca na Região e na próxima geração de pescadores, mais preocupados não só com a sustentabilidade dos recursos, mas também com a otimização dos custos da atividade, e mais familiarizados com as tecnologias”.

Na sua intervenção, frisou que a Direção Regional das Pescas está a desenvolver várias iniciativas “orientadas para a formação e aprendizagem na comunidade piscatória”.

Nesse sentido, apontou a colaboração com a Direção Regional da Educação na preparação de ações de sensibilização para “fazer chegar às escolas informação sobre a importância de respeitar os oceanos e promover a sustentabilidade da pesca” e ainda cursos para “a escolarização e alfabetização de pescadores e armadores”, desenvolvidos em parceria com a Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional.

A Direção Regional das Pescas, para além deste Curso de Pescador que decorreu no Pico, promoveu recentemente um curso de formação em Condução de Motores, na Terceira, que permitiu certificar 55 pescadores.

Para este ano estão ainda previstos cursos de pescador em São Miguel e na Graciosa, bem como cursos de formação em condução de motores nas ilhas do Pico, São Miguel e Graciosa.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário