Social
Açores organizam em dezembro Feira do Mar dos Açores na ilha do Faial

Açores organizam em dezembro Feira do Mar dos Açores na ilha do Faial

A ilha do Faial acolhe, entre amanhã, quarta feira dia 8 e o próximo domingo dia 12 de dezembro, a primeira edição do ShowMar – Feira do Mar dos Açores.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, pretende centralizar a oferta regional ao nível da produção, transformação, processamento e comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura.

“O desenvolvimento de ações destinadas à valorização dos produtos locais é por nós considerada como a estratégia credível e eficaz já que permitirá enfrentar os desafios económicos presentes e futuros”, referiu Manuel São João, Secretário Regional do Mar e Pescas, na apresentação do certame. 

Segundo o governante, “tais ações poderão constituir, também, uma forma de o sector beneficiar das oportunidades apresentadas pela dinâmica dos mercados internacionais para os produtos da pesca e da aquicultura”.

Os processos relacionados com a valorização dos produtos da pesca e aquicultura são para o Governo Regional dos Açores a opção que permitirá melhorar a situação económica dos profissionais do setor. 

Segundo Manuel São João, o ShowMar “terá como principal desiderato contribuir para a promoção dos nossos produtos, valorizando-os, destacando as boas práticas e sensibilizando para as questões da sustentabilidade do setor”.

O Primeiro ShowMar realiza-se entre 8 e 12 de dezembro, tendo como principal palco a Escola do Mar dos Açores (EMA) e resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, a Câmara Municipal da Horta e a EMA.

Durante os dias da Feira haverá uma exposição permanente com a oferta regional de produtos do mar, um ‘showcooking’ e ‘workshops’ de confeção de peixe e algas, bem como de sushi. 

Em paralelo, irão decorrer palestras com oradores do setor da pesca, indústria, comercialização, investigação científica e inovação, em formato presencial, sendo o público alvo todos os cidadãos bem como os profissionais do setor e alunos das escolas da ilha do Faial.

Deixe um Comentário