Social
Aldeia medieval francesa isola-se com a subida do mar

Aldeia medieval francesa isola-se com a subida do mar

Nunca se esperou que fosse uma ilha. Na verdade, a aldeia medieval de Mont Saint-Michel, em França, foi fundada num litoral cercado por terrenos verdes e agradáveis. Hoje, pela primeira vez desde 1879, tornou-se num ponto isolado, com a subida da maré a impedir a passagem dos 44 habitantes e três milhões de turistas anuais.

O incidente durou 20 minutos. Após esse período, as águas baixaram e Le Mont St Michel regressou ao seu estado normal.

A última vez que a formação rochosa se tornou numa verdadeira ilha foi há 134 anos, quando teve de ser construída uma ponte de madeira em substituição do caminho coberto pelo aumento das águas do mar.

Le Mont St Michel é uma das mais famosas atracções de França. Trata-se de uma ilha rochosa com uma abadia beneditina do século XI. Nos últimos anos, o território tem estado sob tensão devido a uma série de processos judiciais, greves e disputas políticas.

No ano passado, carros e os autocarros foram proibidos de circular sobre a calçada para estacionarem na ilha após reclamações dos moradores locais. Também alguns planos de desenvolvimento local foram anulados depois de os defensores do património mundial da UNESCO se terem revelado contra a construção de um heliporto na abadia e de um túnel da ilha.

Fonte: Green Savers

Deixe um Comentário