Social
Alterações Climáticas // A foto do urso polar que está a chocar o mundo

Alterações Climáticas // A foto do urso polar que está a chocar o mundo

Kerstin Langenberger é uma das centenas de turistas que, todos os anos, viajam pelo fiórde de Svalbard, um dos mais conhecidos do árctico norueguês, para observar os ursos polares. O que ela viu este ano, porém, deixou-a perplexa: vários dos animais estavam esfomeados, tendo pouco mais que pele e osso.

Na segunda-feira, a fotógrafa publicou no Facebook a imagem de um urso polar raquítico, atrás de alguma alimento. “Tenho visto gelo recuar dezenas e centenas de metros por ano, vejo blocos a desaparecer em tempo recorde. Sim, vi ursos em boa forma, mas também vi outros mortos ou a morrer de fome”, explicou Kerstin. “Vi ursos à procura de comida, a tentar caçar renas, comer ovos de pássaro, musgo e algas”.

Não é novidade que a diminuição do gelo do Árctico reduz a oferta de comida para os animais – o principal alimento dos ursos são as focas. Em Junho, explica a Exame Meio Ambiente, um grupo de cientistas observou ursos polares a comer golfinhos-de-bico-branco, pela primeira vez, neste mesmo fiorde norueguês.

“Eu não tenho dados científicos para provar as minhas observações, mas tenho olhos para ver – e um cérebro para tirar conclusões. As alterações climáticas estão a acontecer aqui, no Árctico. E cabe a nós tentar mudar isso. Vamos fazer algo sobre a maior ameaça do nosso tempo. Talvez não possamos salvar este urso aqui, mas cada pequena acção que façamos para mudar os nossos caminhos é um passo na direção certa. Nós apenas temos que começar e seguir em frente”, concluiu Kerstin no Facebook.

Foto: Kerstin Langenberger Photography

Fonte: Green Savers

Deixe um Comentário