Social
Apreensão de peixe faz pescadores deitar pescado fora

Apreensão de peixe faz pescadores deitar pescado fora

A apreensão de peixe por parte da Polícia Marítima hoje na Praia da Vieira, na Marinha Grande, revoltou os pescadores, que despejaram o pescado no chão, confirmou fonte da Capitania do Porto da Nazaré.

Uma ação da Polícia Marítima junto de três embarcações, que regressavam do mar com carapau, obrigou à intervenção da GNR, após os pescadores “não acatarem” a ordem de detenção do pescado.

“Das três embarcações uma acatou a ordem de apreensão e as outras duas não”, optando por “espalhar o peixe pelo chão”, explicou o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, António Albuquerque e Silva, à agência Lusa.

Segundo o responsável, tratava-se de “peixe imaturo”, proibido por lei. Agora, “será levantado um auto de notícia e os pescadores incorrem em vários crimes”, acrescentou, revelando que a Polícia Marítima conseguiu apreender parte do pescado.

Já o armador António Ferreira garantiu à agência Lusa que o pescado cumpria a legislação.

“A Polícia Marítima queria apreender o carapau que se encontrava dentro da lei e o que não está. Tudo o que trazíamos cumpre as regras que nos foram indicadas pelas Pescas [Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] e pela Brigada Fiscal [da GNR, atual Unidade de Controle Costeiro]. A lei diz que podemos trazer cinco por cento de pescado entre os 12 e os 15 centímetros”, salientou.

Fonte: DN

Deixe um Comentário